Ibovespa (IBOV) fecha em queda, abaixo dos 100 mil pontos, com cautela global sobre Fed

Ibovespa

Mercados foram alimentados por expectativas em relação ao resultado da reunião do Federal Reserve (Fed) (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Seguindo o humor negativo dos mercados dos 💥️Estados Unidos, o 💥️Ibovespa (💥️IBOV) fechou em queda nesta terça-feira (26), perdendo o patamar dos 100 mil pontos que reconquistou na sessão passada.

O 💥️principal índice da Bolsa brasileira teve perdas de 0,5%, a 99.771,69 pontos.

Em 💥️Wall Street, o 💥️S&P 500 recuou 1,15%, enquanto 💥️Nasdaq e 💥️Dow Jones apresentaram quedas de 1,87% e 0,71%, respectivamente.

A temporada de balanços americana adiciona componentes à narrativa de recessão, o que mantém a expectativa pelos resultados previstos para hoje.

💥️O Walmart, referência no setor de varejo, projetou mais cedo uma queda de 11% a 13% no lucro em 12 meses (até o fim de janeiro de 2023), em comparação com a queda de 1% estimada anteriormente.

O corte nas estimativas acabou levando não só as ações da companhia para baixo, como também os papéis de outras empresas do varejo.

No Brasil, não foi diferente. 💥️Via (💥️VIIA3) e 💥️Magazine Luiza (💥️MGLU3) ficaram entre os destaques de queda hoje, caindo mais de 6% cada uma.

Nesta terça, os mercados também foram alimentados por expectativas em relação ao resultado da reunião do 💥️Federal Reserve (Fed), que será anunciado amanhã. A expectativa é de uma nova alta de 0,75 ponto percentual na taxa de juros dos 💥️Estados Unidos, para 2,25-2,5%.

O movimento de hoje no mercado doméstico também os dados do 💥️Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) pelo 💥️Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A prévia da 💥️inflação mostrou um crescimento de 0,13% em julho, abaixo da taxa registrada em junho, de avanço de 0,69%. Essa é a menor variação mensal do IPCA desde junho de 2023.

No ano, a prévia da inflação acumula alta de 5,79% e, em 12 meses, de 11,39% – abaixo dos 12,04% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho de 2023, a taxa foi de 0,72%.

O 💥️dólar caiu 0,38%, a R$ 5,3518, menor valor para um fechamento desde 8 de julho.

Apesar da “calmaria”, Marcus Labarthe, sócio-fundador da GT Capital Investimentos, explica que a queda do dia vem de uma movimento normal de mercado.

“Correções ao longo da trajetória são bem normais, ainda porque a valorização do dólar nestes últimos três meses foi atípica”, afirma.

Labarthe destaca que o indicador da força do dólar segue forte, aumentando o risco nos mercados acionários e levando o investidor a opções de proteção.

“O mercado tende a vender renda variável, diminuir exposição em mercados emergentes e economias que possam vir a apresentar resultados negativos e compra dólar como proteção”, explica.

O que mexeu com o Ibovespa hoje

Indo na contramão do Ibovespa, a 💥️Petrobras (💥️PETR3;💥️PETR4) terminou o dia em alta, com as ações ordinárias subindo 1,44% e as preferenciais apresentando ganhos de 1,01%.

A petroleira e outras estatais federais receberam ofício do Ministério da Economia solicitando a antecipação de dividendos para cobrir os auxílios.

O mercado aguarda mais detalhes concretos sobre a decisão da Petrobras, mas o 💥️BTG Pactual (💥️BPAC11), por exemplo, não vê a antecipação dos dividendos como um problema devido ao nível de alavancagem da empresa.

Destaque de baixa, a 💥️Qualicorp (💥️QUAL3) derreteu 8,1%, a R$ 9,19. Régis Chinchila e Luis Novaes, da Terra Investimentos, acreditam que o que impulsiona a queda é o fato de o mercado estar com uma visão “bem negativa” para as empresas do setor de saúde.

A 💥️Hapvida (💥️HAPV3) também recuou bem hoje, terminando em queda de 5,17%.

💥️Carrefour Brasil (💥️CRFB3) e 💥️Vivo (💥️VIVT3) caíram 1,41% e 0,06%, respectivamente, antes da divulgação dos seus resultados.

💥️Neoenergia (💥️NEOE3), que também soltará suas demonstrações financeiras, fechou em alta de 0,4%.

Money Times é Top 9 em Investimentos!

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o 💥️Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

O que você está lendo é [Ibovespa (IBOV) fecha em queda, abaixo dos 100 mil pontos, com cautela global sobre Fed].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...