Eleições: Bolsonaro tem até 5 dias para explicar à Justiça Eleitoral seus atos no 7 de Setembro

Jair Bolsonaro Luciano Hang eleições eleição 2022 ato 7 de setembro sete

Tempo correndo: corregedor eleitoral abre prazos para Bolsonaro se manifestar sobre presença em ato no 7 de Setembro (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O corregedor-geral da 💥️Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, abriu prazos para que o presidente e candidato à reeleição 💥️Jair Bolsonaro (PL) e seu vice, 💥️Walter Braga Netto, se manifestem em duas ações que apontam desvirtuamento de ato em comemoração ao 💥️Bicentário da Independência, além de práticas ilegais em reunião com embaixadores estrangeiros em que o chefe do Executivo atacou, sem provas, a lisura do processo eleitoral.

Na decisão, divulgada pelo site do 💥️Tribunal Superior Eleitoral (💥️TSE) na noite da sexta-feira, o corregedor-geral dá 3 dias para que Bolsonaro e seu vice se manifestem sobre ação proposta pelo PDT que pede apuração de eventual abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação na reunião do presidente com os embaixadores em julho.

A Justiça Eleitoral já havia determinado a retirada de vídeos com as declarações em que Bolsonaro questiona a integridade dos sistema eleitoral e das urnas eletrônicas, sem, no entanto, apresentar provas para tais dúvidas. A decisão alcançou as plataformas Facebook, Instagram, YouTube e também reproduções realizadas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O outro processo, também apresentado pelo PDT, apura se houve abuso de poder político durante o 7 de Setembro. O partido alega, na ação, que o desfile cívico-militar por ocasião do bicentário foi desvirtuado para se constituir como ato eleitoral. A sigla destaca foram usados recursos públicos para a realização do evento — 3,38 milhões de reais, segundo a legenda.

Neste caso, Bolsonaro e Braga Netto terão 5 dias corridos para se pronunciar.

Eleições sem Bolsonaro? É o que pede o PDT

Nas duas ações, o PDT pede a cassação dos registros dos dois candidatos, ou, caso eleitos, de seus diplomas, além de solicitar que seja declarada a inelegibilidade de ambos.

O PDT, partido do candidato à Presidência da República Ciro Gomes, não foi o único a recorrer à Justiça Eleitoral para apontar irregularidades no último 7 de Setembro.

Neste sábado, a Coligação Brasil da Esperança, do candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acionou o TSE também com base nos atos de quarta-feira e pede que a campanha de Bolsonaro seja impedida de utilizar imagens de “comício”, evento que, segundo a coligação, foi “transformado pelos investigados em pretexto para a promoção abusiva e ilícita da candidatura de Jair Messias Bolsonaro à reeleição”.

A peça aponta abuso de poder político e econômico, além de uso indevido dos meios de comunicação, e mira não apenas no presidente, mas também em outros 17 participantes e financiadores dos eventos de 7 de setembro em Brasília e no Rio de Janeiro.

💥️Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. 💥️Siga agora a página do Money Times no Facebook!

O que você está lendo é [Eleições: Bolsonaro tem até 5 dias para explicar à Justiça Eleitoral seus atos no 7 de Setembro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...