Eleições 2022no Amapá: Veja nomes e números dos candidatos ao governo e ao Senado

Palácio do Setentrião, sede do governo do Amapá, eleições 2022

Eleições na reta final: seis candidatos disputam a cadeira no Palácio do Setentrião, sede do governo do Amapá (Imagem: Secom-AP/ Anne Santos)

A poucos dias do 💥️primeiro turno das💥️ eleições de 2022, é hora de preparar a famosa cola com os 💥️nomes e 💥️números de seus💥️ candidatos. Afinal, a lista de votação no dia 02 de outubro será extensa: além do próximo presidente, os brasileiros elegerão governadores, senadores, deputados federais e estaduais. No 💥️Amapá, seis candidatos disputam o 💥️governo do Estado, e oito tentam se eleger para o 💥️Senado.

Veja quem são os candidato ao governo do Amapá nas eleições de 2022:

Jaime Nunes (PSD) & número 55

Jaime Nunes (PSD) - número 55

O atual vice-governador 💥️Jaime Nunes (PSD) tenta vencer a eleição para chefiar o executivo do Estado. Empresário, atua em ramos diversos que vão de logística a uma afiliada da Rede Record.

Pastor Gesiel (PRTB) & número 28

Pastor Gesiel (PRTB) - número 28

💥️Gesiel de Souza Oliveira (PRTB) está em sua primeira disputa para um cargo eletivo. Teólogo, Gesiel é oficial de justiça do Tribunal de Justiça do Amapá e professor de Direito. Escritor, é membro da Academia Amapaense de Letras.

Clécio Luis (Solidariedade) & número 77

Clécio Luis (Solidariedade) - número 77

💥️Clécio Luis (Solidariedade) foi eleito em 2012 ao cargo de prefeito de Macapá, sendo reeleito quatro anos depois. Antes, foi vereador da cidade por dois mandatos. Professor, foi policial civil e secretário estadual de educação antes de entrar na política.

Professor Gianfranco (PSTU) & número 16

Professor Gianfranco (PSTU) - número 16

💥️Gianfranco Gusmão de Azevedo (PSTU) tem 48 anos, é professor da rede pública estadual há mais de 20 anos e tenta sua primeira vitória em eleições. Foi candidato ao governo do Amapá em 2018 e à prefeitura de Macapá em 2023.

Jairo Palheta (PCO) & número 29

Jairo Palheta (PCO) - número 29

Com 43 anos, 💥️Jairo Palheta da Silva Marquês foi candidato a vice-prefeito de Macapá em 2023 e a deputado federal em 2018, ambos pelo PSTU, sem ser eleito. Em 2010, conseguiu ser suplente de deputado estadual pelo PP.

Gilvam Borges (MDB) & número 15

Gilvam Borges (MDB) - número 15

💥️Gilvam tem 64 anos, é sociólogo e empresário. Ele já foi deputado federal de 1991 a 1995 e senador por dois mandatos, de 1995 a 2005. Gilvam concorreu também à prefeitura de Macapá em 2016, sendo o segundo mais votado; e em 2018 disputou vaga ao Senado.

Veja quem são os candidatos ao Senado pelo Amapá nas eleições de 2022:

💥️Davi Alcolumbre (União Brasil), número 444: está em seu segundo mandato como senador pelo Estado e chegou a presidir o Senado Federal. Vereador da capital Macapá, Alcolumbre foi deputado federal por três mandatos.

💥️Rayssa Furlam (MDB), número 151: é estreante na política. Médica, é casada com o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, mãe de quatro filhos e atualmente é secretária de Mobilização e Participação Popular de Macapá.

💥️Guaracy Júnior (PTB), número 145: é pastor, tem 46 anos e é natural de Belém. Foi candidato à prefeitura de Macapá em 2023 e tenta sua primeira vitória na política.

💥️João Capiberibe (PSB), número 401: atual senador,  foi prefeito de Macapá e governador do Estado por dois mandatos. Está em seu segundo mandato como senador.

💥️Sueli Pini (PRTB), número 288: desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Amapá,  está em sua primeira eleição.

💥️Gilberto Laurindo (Patriota), número 510: é engenheiro agrônomo. Fez parte da Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA), Federação do Comércio (FECOMÉRCIO), Conselho do Sebrae Amapá e na Junta Comercial do Amapá (JUCAP).

💥️Marinaldo de Sousa Silva (PCO), número 299: teve a candidatura indeferida, mas aguarda o julgamento de um recurso.

💥️Valdenor Guedes (Avante), número 700: é químico industrial e servidor público federal aposentado, e também atua como professor de física, matemática e química, além de ser diretor técnico da antiga Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa). Na carreira política, ele coleciona três mandatos como deputado federal: eleito em 1990 e 1994, e assumindo como suplente em 2003.

💥️MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! 💥️Siga o Money Times no Facebook!

O que você está lendo é [Eleições 2022no Amapá: Veja nomes e números dos candidatos ao governo e ao Senado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...