Dólar cai mais de 1% ante real com pausa em rali externo; mercado digere IPCA-15 e ata do Copom

Dólar

Às 10:05 (de Brasília), o dólar à vista recuava 1,03%, a 5,3237 reais na venda (Imagem: Unsplash/Vladimir Solomianyi)

O 💥️dólar caía acentuadamente frente ao real nesta terça-feira, com uma pausa em rali generalizado da moeda norte-americana no exterior abrindo espaço para a recuperação de divisas mais arriscadas, enquanto, na cena local, investidores digeriam a leitura mais baixa do que o esperado do IPCA-15 de💥️ setembro e a ata da reunião de política monetária do 💥️Banco Central da semana passada.

Às 10:05 (de Brasília), o dólar à vista recuava 1,03%, a 5,3237 reais na venda, com investidores ajustando posições depois de na véspera a moeda ter saltado 2,50%, a 5,3793 reais, maior patamar para encerramento desde 22 de julho (5,4976 reais).

Na B3, às💥️ 10:05 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 1,32%, a 5,3275 reais.

Várias moedas emergentes pares do real também avançavam nesta manhã, com destaque para peso chileno e rand sul-africano, que ganhavam mais de 1% cada.

A divisa brasileira tinha um dos melhores desempenhos no dia entre uma cesta das principais unidades do mundo, depois de na segunda ter ficado na lanterna global.

“As 💥️moedas que mais perderam nos últimos dias estão tendo uma valorização um pouco maior hoje, os investidores estão aproveitando para comprar na baixa”, disse à 💥️Reuters Luciano Rostagno, estrategista-chefe do Banco Mizuho.

Ele também citou uma queda nos rendimentos dos títulos do governo norte-americano nesta terça-feira como fator de alívio para os mercados financeiros internacionais, depois que as taxas de dois e dez anos dos Treasuries dispararam para os maiores patamares em mais de uma década na véspera, em meio à expectativa de que o Federal Reserve seguirá agressivo em seu atual ciclo de aperto monetário.

Essa visão tem minado o apetite por ativos mais arriscados nas últimas semanas, já que juros mais altos levantam o risco de desaceleração da atividade ou até mesmo uma recessão nos Estados Unidos, cenário que exigiria carteiras mais conservadoras. O dólar é considerado aposta muito segura em tempos de turbulência econômica ou geopolítica.

💥️No Brasil, o IBGE informou nesta terça-feira que o IPCA-15 caiu 0,37% em setembro, acumulando alta de 7,96% em 12 meses. A leitura ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters, em que analistas haviam projetado recuo de 0,20% na comparação mensal e alta de 8,14% em 12 meses.

A opinião predominante nos mercados era de que os dados jogam a favor da visão de que o Banco Central já encerrou seu ciclo de aperto monetário, depois de na semana passada manter a taxa Selic em 13,75%, o que desencadeou forte baixa dos principais contratos de DI.

O patamar elevado dos juros básicos é apontado por especialistas como fator de apoio para o real, já que torna os retornos da moeda local mais atraentes para investidores estrangeiros.

Nesta manhã, o BC divulgou a ata de sua última reunião de política monetária, em que disse que as opções de deixar a Selic no mesmo nível e de elevá-la em 0,25 ponto percentual foram “amplamente debatidas”. No final, a decisão de não subir os juros considerou cautela e necessidade de avaliar os impactos do aperto feito até agora, afirmou a autarquia.

O BC fará, a partir de 10h30 (de Brasília), leilões de venda conjugados com leilões de compra de moeda estrangeira no mercado interbancário de câmbio, em que aceitará no máximo 1 bilhão de dólares. Operação semelhante foi feita na sexta-feira passada. A autarquia geralmente utiliza esse tipo de leilão em momentos de falta de liquidez no mercado de câmbio à vista, o que é comum acontecer no final do ano.

💥️(Atualizada às 10:22)

💥️MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! 💥️Siga o Money Times no Facebook!

O que você está lendo é [Dólar cai mais de 1% ante real com pausa em rali externo; mercado digere IPCA-15 e ata do Copom].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...