Você conhece o espera marido? Saiba como surgiram nomes curiosos de doces
Glau Gasparetto
Colaboração para Nossa
08/07/2023 04h00
Entre os doces que ocupam a mesa dos brasileiros, há uma variedade de sabores e, também, um tanto de nomes curiosos.
O pé de moleque, por exemplo, aparece em todos os cardápios em tempos de festas juninas — e julinas. Não esconde nenhum segredo na composição: é feito com amendoim sem pele, que é caramelizado. Depois de pronto e resfriado em pedra untada, só precisa ser cortado em pedaços.
Originalmente feito com amendoim e rapadura, uma das teorias para seu nome é relacionada às quituteiras que vendiam petiscos em tabuleiros pelas ruas, ainda em tempos do Brasil colonial. Ao mínimo descuido das mulheres, garotos surrupiavam a iguaria e saíam correndo.
✅Zangadas, bravejavam que os meninos deveriam pedir a elas em vez de furtar, caso realmente não tivessem dinheiro para a compra. Gritavam: "Pede, moleque! Pede, moleque", o que teria levado ao termo conhecido.
Outra teoria, mais recatada, atribui a denominação a um vendedor ambulante de Goiás, que vendia tal bolo (preparado pela esposa) de porta em porta. Devido ao calor intenso no cerrado, costumava andar sem camisa pelas ruas.
💥️Chico balanceado
"Merengue de banana", "gato de botas" e "banoffe gaúcho" são outros nomes atribuídos à sobremesa, feita com banana, caramelo, creme de ovos e merengue dourado (no forno ou no maçarico).
Conta-se que foi criada por Manezinho Araújo, artista pernambucano e dono de restaurante no Rio de Janeiro. Faz sucesso em todo o país, sendo presença constante nas mesas sulistas bem como nas comemorações nordestinas.
💥️Olho de sogra
Outro docinho de festa de nome curioso, há mais de uma versão para a origem do nome. Tendo uma ameixa "abraçando" a bolinha feita com coco, gemas e leite condensado, sua aparência refere-se ao olhar sempre alerta e vigilante das mães das moças que recebiam os namorados em casa.
Olho de sogra
Dificuldade Fácil 40 porções 30 min Ver receita completaA segunda teoria é que teria surgido após um erro no preparo de beijinho, outro doce típico dos aniversários.
Diz-se que, antigamente, quando as sogras assumiam as aulas de culinária às noras — a fim de cuidarem bem dos esposos —, uma delas deixou cair ameixa sobre o doce branquinho. Para disfarçar o erro, emoldurou a fruta corretamente e disse que era um doce que havia criado.
✅Fontes: Debora Campos, chef do Instituto Gourmet Rio Pequeno; Regina Costa, coordenadora do curso de Gastronomia da Cruzeiro do Sul Virtual; Vavo Krieck, chef do Centro Europeu; livro Dicionário de Gastronomia, de Myrna Corrêa (Editora Matrix).
O que você está lendo é [Você conhece o espera marido? Saiba como surgiram nomes curiosos de doces].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments