Tudo o que você quer saber sobre mala de mão, mas ninguém responde direito
Fernanda Beck Colaboração para Nossa 26/06/2023 04h00 "Faço 95% das minhas viagens só com mala de mão, por muitos motivos: praticidade durante a viagem, facilidade na locomoção, agilidade para entrar e sair dos aeroportos", diz Zizo Asnis, editor e escritor de diversos livros e guias de viagem, e completa: ✅Há também a segurança de que a mala não será extraviada e até saber que não será utilizada como mula de mercadorias ilegais, como temos visto recentemente"
Para ajudá-lo na tarefa de escolher e organizar sua mala de mão e não ter mais dúvidas a respeito, reunimos aqui informações e dicas importantes:
A mala de mão vai mesmo ser pesada e medida na hora do check-in ou embarque?
As empresas aéreas se atentam ao tamanho e ao peso das malas de mão, mas não é sempre que elas são conferidas. Voos mais cheios costumam ter processos mais rigorosos, já que existe um limite de peso que o avião pode transportar.
Algumas empresas aéreas, especialmente as low cost, têm gabaritos (aquela "gaiola" metálica na entrada do check-in ou caixas de papelão nas medidas padrão) para você tirar a prova se sua bagagem está nas medidas permitidas. Em alguns casos, a aferição é obrigatória.
Há diferença de voos domésticos para voos internacionais?
Os padrões costumam ser os mesmos, mas a classe na qual a pessoa está voando (econômica premium, executiva e primeira classe) às vezes possibilita uma bagagem de bordo mais pesada e até maior.
As rodinhas contam na hora de medir?
Sim. A mala, incluindo as rodinhas, deve caber no gabarito usado pelas empresas aéreas para medir as malas.
Vale mochila como mala de mão?
O modelo de mochila simples (não a de carga) pode ser considerada bagagem de mão em substituição a uma mala de bordo. A medição é realizada da mesma forma que um outro volume, considerando o peso de 10 kg. Já uma mochila de dimensões menores pode ser configurada no item pessoal, como descrito abaixo.
Quantos itens de higiene pessoal posso levar na mala de mão?
Em voos domésticos, o passageiro pode levar até 2 l ou 2 kg (incluindo álcool gel, removedores de esmalte, dentre outros), desde que com no máximo 500 ml ou 500 g em cada artigo. Líquidos tóxicos ou inflamáveis são proibidos.
Em viagens internacionais, todos os líquidos, inclusive em géis, pastas, cremes, aerossóis e similares, podem ser transportados em frascos de até 100 ml, dispostos em embalagem plástica transparente, e a soma de todos os frascos não pode exceder 1 l.
Há exceções para itens adquiridos no freeshop, após a inspeção no raio-X, que podem exceder as quantidades mencionadas, desde que lacrados na sacola da loja.
Posso levar desodorante aerossol?
A Anac indica que desodorante aerossol pode ser levado na bagagem de mão em voo doméstico, desde que não exceda a quantidade de quatro frascos por pessoa e que o conteúdo em cada frasco seja inferior a 300 ml ou 300 g.
Posso levar aparelho de barbear na mala de mão? E barbeador elétrico?
Barbeadores descartáveis com lâminas acopladas e em cartucho são liberados para levar na bagagem de bordo, porém cargas e os modelos com lâminas removíveis ou navalhas não são permitidos.
Quanto aos barbeadores elétricos, podem ser levados como bagagem de mão, observando as restrições de potência dos modelos equipados com bateria de lítio. Neste caso, o passageiro deve informar à empresa aérea sobre o item para a liberação.
Em caso de dúvidas, o melhor a fazer é entrar em contato com a empresa aérea de sua viagem para maiores informações.
E maquiagem?
Maquiagens sólidas e secas podem ser transportadas como mala de mão tanto em voos nacionais quanto internacionais. No caso de líquidos, seguem as mesmas regras apontadas acima.
Cremes para o corpo: vale a regra dos 100 ml?
Por serem considerados líquidos, cremes devem seguir as mesmas determinações mencionadas acima.
Pode alicate de unha ou de cutícula?
De acordo com a Anac, eles são permitidos.
Powerbank pode ir na mala de mão?
Este tipo de carregador normalmente é permitido como bagagem de mão e proibido como mala despachada.
Onde posso ver todos os itens permitidos ou não?
O site da Anac tem a tabela completa, para voos nacionais e internacionais, incluindo regras de transporte itens específicos, como medicamentos, bombinha de asma, bebidas alcoólicas e mais. Veja o site aqui.
Se o comissário pedir para despachar na hora de embarcar devido à lotação da cabine, eu posso negar?
Caso não seja possível alocar a bagagem do passageiro na cabine do avião pelo volume ou peso, o comissário responsável por zelar pela segurança do voo deve solicitar que o volume seja despachado e este seguirá no porão do avião.
A recusa por parte do viajante pode gerar atrasos e colocar a segurança dele e dos demais viajantes em risco (já que todos os volumes precisam ser acomodados) e por isso o passageiro pode ter seu embarque negado — segundo o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil - RBAC Nº 108.
✅Fontes: Zizo Asnis, editor e escritor de diversos livros e guias de viagem; Eduardo Duarte do Nascimento, docente da área de hotelaria do Senac São Paulo; e Tatiana Mizutani, coordenadora de desenvolvimento de produtos da Sestini.
O que você está lendo é [Tudo o que você quer saber sobre mala de mão, mas ninguém responde direito].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments