Turismo infla aluguéis em Lisboa e expulsa moradores: Uma injustiça
Natália Eiras
Colaboração a Nossa, de Lisboa (Portugal)
09/05/2023 04h00
A situação é um reflexo de um fenômeno que está acontecendo na capital de Portugal: já não há mais tantos moradores locais nos bairros mais centrais da cidade. E o turismo e os nômades digitais têm um papel importante nisso.
No dia 1º de abril, milhares de portugueses e moradores de Lisboa ocuparam as ruas da cidade em uma manifestação pelo direito à habitação.
É que a cidade, assim como todo o país, está passando por uma séria crise de moradia: o valor do aluguel em Lisboa aumentou 36,9% no último ano, segundo dados da Casafari, plataforma especializada em informações estatísticas do mercado imobiliário europeu.
Para Diogo, os principais culpados pela crise são os grandes fundos imobiliários que estão a comprar Lisboa. "Eles têm benefícios fiscais, incentivos para comprar prédios, ruas inteiras e transformar em apartamentos em Airbnbs ou estabelecem o valor de mercado que quiserem", diz.
A praça do Comércio, em Lisboa, local sempre cheio de turistas
"Vemos um desprezo total por quem cá vive e trabalha, sendo português ou não", complementa Machado. E é dos governantes que eles, e os movimentos pela habitação, estão cobrando soluções.
Diante da pressão, o governo português começou, no começo do ano, a tomar algumas medidas para lidar com a crise da habitação.
Entre elas, o fim do gold visa, que dava autorização de residência para estrangeiros que investissem 500 mil euros (cerca de R$ 2,7 mi) em propriedades em Portugal; a liberação de apoio financeiro para pagamento de aluguel, suspensão de novas licenças para Airbnbs e reavaliação das já existentes e arrendamento forçado de casas desocupadas que estão em condições de serem habitadas.
Resta saber se essas medidas serão o bastante para lidar com um problema tão complexo.
O que você está lendo é [Turismo infla aluguéis em Lisboa e expulsa moradores: Uma injustiça].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments