Cabeça, língua e até tripas: bacalhau é consumido por inteiro em Portugal
Em Portugal, onde o bacalhau é muito mais popular em mesas natalinas do que na Páscoa, prepare-se para se deparar com um cardápio com oferta de pratos preparados com línguas, bochechas, caras (chamados assim porque não constituem a cabeça inteira do pescado) ou ovas de bacalhau.
Aliás, tais ingredientes extraídos do peixe também podem ser encontrados em versões em conserva.
Vítor Sobral Vítor SobralUm exemplo é a moqueca de línguas de bacalhau, rica em texturas e sabores.
Rui Paula Randi BolstadE aqui, cabe um adendo: as caras são apenas uma parte da cabeça do bacalhau, que até virou expressão brasileira para algo difícil de ser visto por aqui. Afinal, quem aí já viu cabeça de bacalhau?
Por questões mercadológicas, boa parte das cabeças são retiradas antes do processo de secagem e rumam, especialmente, para a Nigéria, onde viram protagonista de uma sopa substanciosa e muito popular por lá.
Randi BolstadHá, agora, um projeto em andamento na Noruega que tem o objetivo de dar aproveitamento, também, ao sangue do bacalhau, geralmente eliminado ainda nos pesqueiros. "É um projeto que foca na sustentabilidade, no uso, realmente, integral do bacalhau", finaliza Randi.
O que você está lendo é [Cabeça, língua e até tripas: bacalhau é consumido por inteiro em Portugal].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments