Portugal vive crise na habitação e governo ajuda a pagar aluguel
Foi o que fez o cearense Felipe Barbosa, que mora em Portugal há quase quatro anos. Dono de uma pequena empresa prestadora de serviços na área da construção civil, ele se viu aflito quando decidiu trocar o aluguel de uma pequena casa pelo de um apartamento no distrito de Lisboa, onde já morava. Ele tentou, mas não encontrou nada que coubesse no orçamento. Mudou, então, para a cidade de Barcelos, localizada no norte do país, onde encontrou o imóvel de que precisava.
"Tinha um apartamento disponível, que eu podia alugar. Esse apartamento era metade do valor do apartamento que eu pensava em alugar na região de Lisboa", lembra.
💥️Salários não acompanham subida de preços
Segundo dados do Ministério do Trabalho português, no ano passado, receberam remunerações inferiores a 1.000 euros mais de 50% dos trabalhadores. No caso dos jovens com menos de 30 anos, essa porcentagem subiu para 65%.
Residências em Coimbra, em Portugal: o governo do país oferecerá uma ajuda mensal de até 200 euros para quem ganha até 1.100 euros brutos e gasta mais de 35% com aluguel
Quem tiver financiamento imobiliário e se enquadrar no mesmo perfil — rendimento de até cerca de 1.100 euros brutos e gasto com aluguel que ultrapasse 35% do seu salário — vai receber uma ajuda mensal de 60 euros para pagar as parcelas. Além disso, os bancos vão ser obrigados a ter uma taxa fixa para o crédito à habitação.
💥️Alojamento local e aluguel "forçado"
Para aumentar a oferta de moradias, o pacote também prevê que o Estado português possa alugar e sublocar casas e apartamentos desocupados, se comprometendo a pagar os aluguéis se os inquilinos falharem com a obrigação.
Uma das propostas também suspende novas licenças para alojamento local, e as já existentes serão reavaliadas em 2030. Ficam de fora dessa medida os alojamentos rurais em localidades do interior do país.
💥️"Vistos Gold"
Na tentativa de combater a especulação imobiliária, o plano também acaba com a emissão de novos vistos Gold, nome dado às autorizações de residência para atividade de investimento.
Os vistos já emitidos poderão ser renovados se a moradia for para habitação própria e permanente do proprietário ou do seu descendente, ou se o imóvel for disponibilizado para aluguel.
Parte das propostas está em consulta pública até sexta-feira. Depois de aprovadas pelo Conselho de Ministros, seguirá para a Assembleia da República para votação.
O que você está lendo é [Portugal vive crise na habitação e governo ajuda a pagar aluguel].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments