Guerra contra carros: os países europeus que pagam para você usar bicicleta

Registro feito em 3 de junho de 2022, dia mundial da bicicleta, em Amsterdam - Anadolu Agency/Anadolu Agency via Getty Images

De olho nas mudanças climáticas e planejando a mobilização urbana, alguns países oferecem subsídios que vão da compra de bicicletas a remuneração extra no salário no fim do mês para quem decide pedalar de casa ao trabalho.

💥️Maior número de ciclistas do mundo

A Holanda é o país com o maior número de ciclistas per capita. Cada holandês é dono em média de 1,3 bicicletas.

Além das ruas terem uma ótima infraestrutura para quem faz uso da bicicleta, atualmente o governo paga 0,21 euros (1,14 reais) por quilômetro para quem pedala da casa ao trabalho. E a ideia é aumentar esse incentivo a 0,23 euros em 2024.

Em Madri, os carros a gasolina que foram registrados antes do ano 2000 e os movidos a diesel matriculados antes de 2006 têm várias restrições para circular pela cidade. E a partir de 2025 já não poderão ser usados em nenhuma região da capital espanhola.

Ciclistas em Madri; capital espanhola tem cada vez mais restrições aos carros

Estudos mostram que esse tipo de incentivos, subsídios e campanhas para diminuir o uso de carros em grandes centros urbanos têm sido efetivo. E o número de ciclistas aumentou bastante na Europa.

Além da economia no bolso, pedalar trás benefícios para a saúde. Segundo um estudo divulgado pelo Jornal Britânico de Medicina Esportiva, o uso da bicicleta para ir ao trabalho diminui em 22% as chances de desenvolver uma doença cardíaca. Além disso, melhora o raciocínio e diminui o estresse.

O que você está lendo é [Guerra contra carros: os países europeus que pagam para você usar bicicleta].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...