Toscana, calabresa, paio: o que há de diferente entre os tipos de linguiça
Glau Gasparetto e Thaís Lopes Aidar
Colaboração para Nossa
24/04/2023 04h00
Por definição, linguiça é um embutido feito com carnes variadas, sobretudo a suína, picadas ou moídas. Pode trazer temperos, ser curada e/ou defumada. Geralmente é prensada em invólucros naturais — pele do pescoço ou intestino (vulgarmente conhecido como tripa) — ou artificiais.
Segundo o chef Jefferson Rueda, nome por trás do premiado restaurante A Casa do Porco e do açougue artesanal Porco Real, hoje em dia, é possível encontrar linguiças a partir de animais variados — carneiro, boi, frango e, claro, porco, entre outros.
Linguiça de frango
💥️Muitos modos de preparo
Da mesma forma que há sabores para todos os gostos, as maneiras de preparar a carne se mostram variadas. Das formas de cocção ao modo de uso, o chef Felipe Bastos, coordenador de produtos da Royal Prestige, cita os mais comuns:
- 💥️Grelhar: é popular para a linguiça fresca e pode ser feito na churrasqueira ou mesmo na frigideira, criando uma crosta saborosa e mantendo a suculência;
- 💥️Cozer em água: é um bom método para versões frescas ou pré-cozidas. Basta ferver água em uma panela e adicionar as linguiças e deixá-las ali até estarem bem cozidas.
- 💥️Assar em forno: alternativa para linguiças mais grossas, como a de porco, exige um preaquecimento do forno a 200 °C. Pode ficar no ponto entre 20 e 25 minutos, dependendo do equipamento.
- 💥️Fritar: opção indicada para as versões mais finas, como a calabresa. Em uma frigideira aquecida, é só colocar óleo (ou não) e fritar até dourar todos os lados. Pode também ser utilizada nas airfryers (fritadeiras sem óleo).
O que você está lendo é [Toscana, calabresa, paio: o que há de diferente entre os tipos de linguiça].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments