Canal de Corinto levou 2.500 anos para ficar pronto na Grécia

Desta forma, ele criou um atalho no meio dos mares e fez com que navios deixassem de percorrer uma jornada de 321 quilômetros dando a volta na planície e permitindo o acesso mais rápido e seguro aos portos do sul da Europa.

"Era uma empreitada complexa e desafiadora. Sem dúvidas, uma das grandes conquistas da engenharia de seu tempo que utilizou a mais avançada tecnologia disponível", acredita George Zouglis, gerente geral da Corinth Canal SA, empresa que administra o canal.

Canal de Corinto, na Grécia - Serhii Akhtemiichuk/Getty Images/iStockphoto - Serhii Akhtemiichuk/Getty Images/iStockphoto Vista aérea do Canal de Corinto e do Golfo Sarônico, na Grécia - Maciej Grabowicz/Getty Images/iStockphoto - Maciej Grabowicz/Getty Images/iStockphoto Canal de Corinto, na Grécia - connect11/Getty Images/iStockphoto - connect11/Getty Images/iStockphoto Devido ao fato de o Canal de Corinto ser tão estreito em alguns trechos, barcos locais por vezes precisam ser guiados ou rebocados por pilotos da região - SERGZEL/Getty Images/iStockphoto - SERGZEL/Getty Images/iStockphoto

Devido ao fato de o Canal de Corinto ser tão estreito em alguns trechos, barcos locais por vezes precisam ser guiados ou rebocados por pilotos da região

Décadas depois, o canal passaria em 1923 pelo primeiro deslizamento de terra, resultado da erosão provocada pelo tráfego na região, o que resultou em fechamento por dois anos. O incidente se repetiu em 1944, quando os nazistas explodiram suas encostas e pontes, o que resultou em obras por cinco anos.

Em 2023, o barco mais largo — de 22,5 metros — passou pela hidrovia de Corinto. Mas apenas dois anos depois, ele voltaria a fechar para obras por causa de deslizamentos. Novamente reaberto em 2022, o canal segue como uma atração importante não só comercialmente, como turisticamente.

De acordo com a CNN, há planos para que obras voltem a acontecer ali em breve, desta vez para instalar um museu e um sítio digital com exibição de artefatos, documentos, maquinários e fotografias que contem a história do canal. A abertura ao público está prevista para 2024.

O que você está lendo é [Canal de Corinto levou 2.500 anos para ficar pronto na Grécia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...