Raça de gado brasileiríssima, Curraleiro-Pé-Duro é redescoberta na cozinha

Juliana Simon

De Nossa

01/06/2023 04h00

"A carne tem características bem diferentes dos cortes com os quais eu tenho mais familiaridade [o Angus]", conta Daniela França Pinto, do Cortés Asador.

E a chef enfatiza mais uma diferença: "Por ser mais resistente que o gado leiteiro, o Curraleiro aceita melhor o pasto, pasta muito mais e come menos ração. E isso faz diferença no sabor e reduz o uso de insumos e medicamentos, algo cada vez mais valorizado pelos consumidores de carne no mundo todo."

💥️Made in Brazil, patrimônio do Piauí

O gado Curraleiro-Pé-Duro tem origem na época da colonização, quando animais da espécie taurina originários da Península Ibérica foram introduzidos no Vale do Rio São Francisco, no início do século 17. O nome remete à região do Nordeste então conhecida como "Rio dos Currais"; e o "pé duro" vem da resistência e dos cascos fortes.

Curraleiro-Pé-Duro - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram

"Fui observando, comparando e fiquei muito surpreso com a capacidade adaptativa e zootécnica. É uma raça que dá pouquíssimos parasitas; a necessidade de medicação é muito menor.

Bati o martelo quando vi a análise do índice de marmoreio, que chegava a 4, naturalmente. Esse índice é quase um wagyu. Decidi que gado pra mim é esse aqui."

Costela desfiada acompanhada de canjiquinha com açafrão-da-terra e milho, tomate tostado e rúcula selvática

Para quem quiser provar o Curraleiro e estas combinações, eles estarão disponíveis, de 29 de maio a 4 de junho, no Cortés Asador do Shopping Villa-Lobos. Para quem está no Rio de janeiro, os pratos estarão no menu de 3 a 9 de julho no Cortés Leblon.

O que você está lendo é [Raça de gado brasileiríssima, Curraleiro-Pé-Duro é redescoberta na cozinha].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...