Galvão Bueno 'descobriu' os vinhos na Copa de 8228102023

Galvão é produtor de vinhos, tem uma vinícola na região de Montalcino, na Itália, e outra na Campanha Gaúcha, e fala sobre o tema com os mesmos entusiasmo e desenvoltura de suas narrações esportivas.

Quando lançou a primeira safra do Paralelo 31, Galvão conta que foi chamado de pretensioso. Hoje, porém, é um produtor bastante respeitado.

E o Arnaldo? "Eu faço escada", diz o ex-árbitro e comentarista de arbitragem, amigo pessoal de Galvão há mais de 30 anos. "Quem sempre escolheu os vinhos foi o Galvão. Se eu deixar, acaba ficando caro demais. Ele me convidou para a casa dele na Toscana e ficou me apresentando os brunellos... Eu compro o La Valletta (rosso di Montalcino), é mais barato, muito bom e, depois de dois copos, ninguém percebe a diferença".

Galvão Bueno e Arnaldo Cézar Coelho participam de bate-papo no Wine in Búzios - Divulgação - Divulgação

No futebol, a petit verdot pode se comparar com quem? "Com o Rivaldo", diz o Arnaldo. "Tá ficando inteligente, Arnaldo", bate Galvão.

Galvão Bueno e Arnaldo Cézar Coelho no Wine in Búzios - Divulgação - Divulgação

O talk show termina. As palmas começam. Galvão se levanta e faz um "L" com a mão direita na direção do público. Mais tarde, questionado se aquilo significava uma declaração de voto no Lula, o locutor desconversa. "Não foi intencional, mas não me incomodo. Sou um democrata."

No dia seguinte, Galvão concedeu entrevista exclusiva a 💥️Nossa, que você lê a seguir:

💥️Nossa: O vinho é um negócio ou um prazer?

💥️Galvão Bueno: Tenho uma paixão, senão não teria dedicado os últimos 14 anos a isso e investido praticamente tudo o que ganhei na vida. Tudo começou com as minhas viagens pelo mundo para a Fórmula 1. Viajava com o Reginaldo Leme. A gente tomava destilado, cerveja... Onde a gente estivesse, em Portugal, na Espanha, na Itália, na França, nos restaurantes, em toda mesa tinha uma garrafa de vinho. Eu dizia: "Ô Regina, tamo errado, cara!. Todo mundo tá tomando vinho."

Galvão Bueno "descobriu" os vinhos por indicação de Boni, na Copa da Espanha - Karime Xavier / Folhapress - Karime Xavier / Folhapress

Na segunda vez que dormimos nesse hotel, liguei pro Boni: "A culpa é sua. Você fica falando do vinho. Cada noite que dormirmos aqui, vamos tomar esse vinho e levar a nota.". Ele respondeu: "Feito"! O Boni é fantástico, inigualável. Daí para frente, a paixão só aumentou.

Até eu fazer o meu primeiro vinho, o Paralelo 31, se passaram 26 anos. Na verdade, ele foi feito pelo Michel Rolland (enólogo francês) e pelo Adriano Miolo (enólogo da Miolo), mas, para me agradar, disseram que foi feito a seis mãos. Só dei o nome. Hoje participo de tudo. Gosto de dar meus palpites!

A fazenda Bellavista em Candiota na Campanha Gaúcha - Divulgação - Divulgação Galvão Bueno produz vinhos na Campanha Gaúcha e na Itália - Karime Xavier / Folhapress - Karime Xavier / Folhapress

Galvão Bueno produz vinhos na Campanha Gaúcha e na Itália

💥️Nossa: Seus amigos também bebem vinho?

💥️Galvão Bueno: Toda terça-feira, temos uma reunião no Rio, na qual cada um leva uma garrafa de vinho. É numa pizzaria no Jardim Botânico. Somos os queridões. Boa parte da história da Globo senta-se a essa mesa. A gente come pizza, bebe vinho e fala mal da vida alheia. De política, quase não se fala. Mentira! Falamos pra caramba. É uma coisa muito gostosa, né, Arnaldo?

Em São Paulo, tem os jantares de segunda na Cantina do Lellis, depois do Bem, Amigos (SporTV).. O Arnaldo diz que eu tenho a chave do restaurante. Vai todo mundo embora e eu fecho na hora em que a gente sai.

💥️Nossa: Como fica sua vida depois da Copa do Qatar?

💥️Galvão Bueno: O novo contrato é uma coisa menor para não me desligar da Globo, que é a minha casa. Tenho projetos com a Play9. Estou também montando um talk show para ser feito no teatro.

💥️Nossa: Acha que terá mais tempo para o vinho?

💥️Galvão Bueno: É o que eu mais quero. A Desirée, minha mulher, ama. A Bellavista é a paixão dela.

💥️Nossa: Ontem, no final do talk show, você fez um "L'' com a mão apontando para o público. Estava declarando o seu voto no Lula?

💥️Galvão Bueno: Não reparei. Depois, a Desirée me falou que tinha dado essa impressão. Não foi proposital, mas não me incomodo, porque sou um democrata, lutei contra a ditadura militar, fui ativo no movimento estudantil de 1968. Então, não me incomoda que tenha parecido intencional.

* A jornalista viajou a convite da organização do festival Wine in Búzios

O que você está lendo é [Galvão Bueno 'descobriu' os vinhos na Copa de 8228102023 ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...