Queijo de sêmen de atum, arroz do mar: a revolução alimentar vem do oceano?
só para assinantes
Rafael Tonon
Dada a crescente demanda por alimentos e as restrições da expansão da produção de alimentos em terra, aqueles provenientes do oceano devem representar uma nova fronteira na forma que comemos: um novo capítulo para alimentar as quase 10 bilhões de pessoas que viverão no planeta até 2050.
Um dos cozinheiros pioneiros nesse sentido é o espanhol Ángel León, que comanda o restaurante Aponiente (3 estrelas Michelin), em Andaluzia.
Planta do 'arroz do mar' assim que é retirado da água
No Brasil, assim como em muitos países da América Latina, elas já aparecem mais e mais nos menus. Isso também por conta de uma barreira que transpõe a ideia de que algas e outras plantas têm sempre um sabor muito forte.
Da delicada alface-do-mar ao sabor mais pungente (entre clorofila e sal) da alga codium, as possibilidades à mesa são mais diversas do que nunca.
No ano passado, um grupo de 22 especialistas de todo o mundo reuniu-se para analisar como os oceanos podem nos oferecer uma nova leva de alimentos — de forma mais sustentável que a agricultura.
Eles concluíram que hoje os alimentos provenientes do mar representam apenas 17% da produção atual no que diz respeito a toda carne comestível no planeta — ou seja, se compararmos peixes a outros animais, principalmente mamíferos e aves.
Se pensarmos em plantas e vegetais, esse percentual é muito menor, mas com um enorme potencial.
✅Os alimentos do mar podem aumentar de 21 a 44 milhões de toneladas até 2050, um aumento de 36 a 74% em comparação com os rendimentos atuais", conclui o estudo inicial publicado na Nature.
Nos próximos anos, ao que tudo indica, vamos ter mais e mais alimentos que nem sequer conhecemos fazendo parte da nossa salada e dos nossos pratos diários. Um (literal) mar de novas possibilidades.
O que você está lendo é [Queijo de sêmen de atum, arroz do mar: a revolução alimentar vem do oceano?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments