Ossobuco é clássico italiano ideal para o frio; conheça a história do prato
De Nossa
25/07/2023 04h00
Ele nasceu como um prato popular e barato na região da Lombardia, ao norte da Itália, no século 19. O corte, até então pouco valorizado, era mais barato e não exigia um preparo elaborado. Tornou-se um prato típico de reuniões familiares e se espalhou pelo mundo.
"Originalmente era um prato sazonal, para ser cozido no inverno em fornos de carvão ou a lenha que no passado tinha também a função de aquecer a casa", conta Gabriel Marques, chef do Nonna Rosa (São Paulo).
Como a grande maioria das receitas modernas, o ossobuco conquistou destaque pelo mundo ao ser relacionado em referências clássicas da cozinha, como o "L'Art Culinaire Moderne", de Henri-Paul Pellaprat, lançado na França em 1936, e "Italian Food" de Elizabeth David, lançado em 1954 na Inglaterra.
Além do clássico risoto millanese, citado por Mifano, o ossobuco admite outra guarnição tão italiana quanto: a gremolata, onde apenas três ingredientes se misturam para dar ao prato um toque refrescante e ultrassaboroso; e na verdade faz a vez de um tempero extra à carne.
✅Casca de limão ralada, com alho picado bem fininho e salsinha picada. Essa misturinha com ossobuco é praticamente um arrebatamento gastronômico", indica Fábio Lazzarini.
Ossobuco, risoto e gremolata
💥️Tutano é estrela
"Só isso seria o suficiente para uma refeição extremamente saborosa de inverno. Mas ainda há outro sabor que tanto o stinco quanto o ossobuco te oferece: o tutano, que fica no interior do osso", diz Lazzarini.
O tutano era considerado uma iguaria durante os anos 1700, quando a carne era rara e cara. Para tirar esse conteúdo do interior dos ossos, usavam uma colher longa de prata.
✅Hoje basta partir o osso e raspar o conteúdo. E se adicionar a gremolata, o sabor te leva a loucura", finaliza Mifano.
O que você está lendo é [Ossobuco é clássico italiano ideal para o frio; conheça a história do prato].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments