Filipa Franco entra na nova administração da Parpública. Nuno Pereira da Cruz vai liderar Assembleia Geral &

Filipa Franco

A Parpública informou esta sexta-feira, em comunicado à CMVM que foram eleitos, com efeitos a 1 de outubro de 2024, dois novos membros titulares dos órgãos sociais. 💥️Filipa Franco entra para o conselho de administração como vogal executiva para o mandato 2024-2026, enquanto o advogado 💥️Nuno Pereira da Cruz é o novo presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Filipa Franco, que 💥️entre 2017 e 2023 assumiu o cargo de ✅head of listing na Euronext Lisbon, sendo responsável pela promoção do mercado de capitais em Portugal e acompanhamento das empresas cotadas, entra na💥️ nova equipa liderada por Joaquim Cadete, que substituiu José Realinho de Matos, afastado em agosto.

Este 💥️era o nome que faltava para completar a nova administração da Parpública, comandada agora pelo antigo diretor do mestrado de Finanças da Católica Lisbon School of Economics. 💥️João Pinhão regressa ao cargo de administrador financeiro da Parpública, que desempenhou entre 2023 e 2023, quando saiu para CFO da Companhia das Lezírias. Da equipa fazem ainda parte 💥️João Ferreira, que vem da Mercer Portugal, e 💥️Cristina Carvalho, jurista da Estamo e antiga sócia da sociedade de advogados CMS & Rui Pena, Arnaut.

Licenciada em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, Filipa Franco era 💥️até agora gestora e consultora nas áreas da mobilidade elétrica, do setor financeiro e do mercado de capitais, e dá aulas na pós-graduação de Análise Financeira e no MBA do lisboeta ISEG.

Foi também diretora de Corporate Finance do Banco EFISA e subdiretora de Corporate Finance do Banco de Investimento Global (BIG). 💥️Entre 2012 e 2015, durante o Governo de Pedro Passos Coelho, foi adjunta do secretário de Estado das Finanças, tendo estado envolvida em vários processos de privatização e concessão de serviços públicos.

Parpública gere participações do Estado em 19 empresas

A Parpública, sociedade de capitais públicos criada em 2000 e sucessora da Partest, concentra as participações empresariais do Estado. Atualmente tem sob a sua alçada as participações em 19 empresas, oito das quais com controlo exclusivo: 💥️Estamo (gestora dos ativos imobiliários do Estado), 💥️Florestgal, 💥️Imprensa Nacional – Casa da Moeda, a exploração agropecuária e florestal 💥️Companhia das Lezírias, o 💥️Circuito do Estoril, a Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores (💥️SIMAB), a 💥️Fundiestamo e a 💥️Sagesecur (Sociedade de Estudos, Desenvolvimento e Participação em Projetos de Investimento Valores Mobiliários).

Já a participação na 💥️Águas de Portugal é de 81%, seguindo-se a CVP, que gere o 💥️Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa (45%) e a falida 💥️Inapa com 44,89%. As participações geridas pela Parpública em outras empresas incluem a 💥️Galp Energia (8,02%), a 💥️MGI Capital (5%), o 💥️Instituto de Habitação e de Reabilitação Urbana (4,77%) e a 💥️Lisnave – tanto a divisão de estaleiros navais como de infraestruturas navais (2,97% e 2,08%, respetivamente).

É também de destacar a 💥️TAP, com uma participação de 1%, um dos dossiês mais ativos, nomeadamente numa altura em que se espera que o Governo avance com a privatização da companhia aérea. Na lista encontra-se ainda uma participação de 0,25% nos 💥️CTT & conhecida no início deste ano, embora tenha ocorrido entre 2023 e 2023 por ordem do anterior Governo -, assim como na 💥️Nos, ainda que a dimensão desta última não seja detalhada.

(Notícia em atualização)

O que você está lendo é [Filipa Franco entra na nova administração da Parpública. Nuno Pereira da Cruz vai liderar Assembleia Geral & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...