Carne para cortar de colher: como conseguir fazer essa magia em casa
Chico Mancuso, comandante da parrilla La Poderoza do centro de cultura churrasqueira Rincón Escondido, em São Paulo, explica que há dois grandes segredos para chegar ao ponto tão macio que uma carne pode ser cortada apenas com uma colher: as técnicas e carnes corretas.
✅Uma é a cocção 'low and slow', ou seja, por muito tempo em baixo fogo para quebrar bem essas fibras para eu poder utilizar uma colher para cortar", ensina.
E o melhor: pode ser feito, claro, em parrilla, defumador ou fogo de chão, mas também é possível no forno.
Outra forma possível, como explica Chico, é envolver a carne em papéis culinários (alumínio ou celofane), também por muito tempo e em baixa temperatura. Com isso, se evita a desidratação da proteína, quebra as fibras e o corte com colher é possível. Essa é a técnica utilizada, por exemplo, para um pulled pork ou a famosa costela no bafo.
💥️Não é qualquer carne
Outro ponto crucial para realizar o sonho da carne de colher é a escolha do corte correto, com fibras mais soltas, que quebrem fácil e, por consequência, alcancem uma maciez espetacular. De acordo com Chico, nesse grupo entram ribeye cap, filé mignon, ojo de bife e o flat iron.
Recentemente, porém, a marca de carnes 481 fez o coração de muito churrasqueiro bater mais forte ao apresentar a edição limitada de um chorizo de colher.
Neste trecho do filme, Hugo comenta a visita de Anthony Bourdain à casa, em 2012, e entrega um saboroso desafio. Ao chegar à La Brigada, o chef e viajante americano acusa o garçom de cortar a carne com uma colher afiada — afinal, como ela desmancharia como uma manteiga?
Segundo Hugo, em inúmeras entrevistas à imprensa argentina, o garçom escandalizado com a dúvida de Bourdain o procurou. Este se negou a ir à mesa e dobrou o desafio: pediu que a carne fosse cortada com o cabo da colher (como demonstrado ao final do vídeo acima).
O que você está lendo é [Carne para cortar de colher: como conseguir fazer essa magia em casa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments