Treze clubes e mais de 200 contratados: veja o guia com todos os reforços do Pernambucano 2023
Badalados no mundo da bola, rostos velhos conhecidos e até jogador que, publicamente, disse não não estar satisfeito por ter sido contratado. Estes são alguns dos perfis de atletas trazidos para jogar a edição do Campeonato Pernambucano 2023, que se inicia neste sábado.
E são muitos: ao todo, 💥️218 jogadores contratados pelas 13 equipes participantes do Estadual, o que dá uma média de 16 jogadores para cada uma. Algumas delas até se sobressaindo: casos do Central e do Afogados, ambos com 24 reforços acertados.
Mas, você consegue listar na memória todos eles? Não? O ge trouxe um guia de contratados para te ajudar. Confere abaixo.
💥️Mais do Campeonato Pernambucano
+ Guia do Pernambucano 2023: tudo sobre a competição
+ Chuta Aí: acerte todos os participantes da história do Estadual
+ Chuta Aí: acerte os artilheiros do Pernambucano no Século XXI
Apresentação de Jorginho, Vargas e Edinho no Sport — Foto: Rafael Bandeira / SCR
2 de 14 Elenco do Santa Cruz em treino no CT do clube — Foto: Evelyn Victoria/Santa Cruz
Elenco do Santa Cruz em treino no CT do clube — Foto: Evelyn Victoria/Santa Cruz
O Santa Cruz manteve uma espinha dorsal para 2022 e renovou com 10 jogadores. Mas, mesmo assim, teve que trazer pouco mais de um time inteiro para reforçar o plantel de Ranielle Ribeiro.
Até aqui, 13 atletas foram contratados - um integrado oficialmente como reforço após passar em testes -, mas o Tricolor quer mais: procura pelo menos mais um zagueiro e um meia, um atacante de lado e um segundo goleiro.
3 de 14 Elenco do Sport em treino no CT — Foto: Rafael Bandeira/Sport
Elenco do Sport em treino no CT — Foto: Rafael Bandeira/Sport
Dos rivais do estado, o Sport foi quem contratou menos peças. Todas pontuais: apenas sete. O principal destaque fica para o acerto com o meia Jorginho, que estava no Atlético-GO.
Pelo menos para este início de Campeonato Pernambucano, o técnico Enderson Moreira pediu uma pausa para avaliar o elenco. Se vierem mais atletas, a tendência é de que apenas um ou dois neste primeiro semestre.
4 de 14 Elenco do Náutico em jogo-treino, nos Aflitos — Foto: Náutico/Divulgação
Elenco do Náutico em jogo-treino, nos Aflitos — Foto: Náutico/Divulgação
Após o rebaixamento à Série C, o Náutico promoveu uma mudança radical no elenco, limpando mais do que 90% das contratações feitas em 2022. Apenas Souza e Victor Ferraz ficaram.
O Timbu começa o Pernambucano com 12 contratados, mas ainda tem um plantel a ser preenchido. O clube ainda vislumbra trazer mais cinco peças: um centroavante, um lateral-direito, um zagueiro, um ponta e um segundo volante.
5 de 14 Rômulo, ex-Vasco e Flamengo, é anunciado no Retrô-PE — Foto: Retrô/Divulgação
Rômulo, ex-Vasco e Flamengo, é anunciado no Retrô-PE — Foto: Retrô/Divulgação
Com contratações de destaque no futebol local, caso de Luisinho, ex-Santa Cruz, e no futebol nacional, como os volantes Jonas, ex-Fla, e Rômulo, ex-Grêmio, o Retrô investiu forte para buscar o título em 2023, depois de ter batido na trave no último ano.
Foram 13 reforços e, por ora, as contratações cessaram. O clube de Camaragibe só voltará ao mercado no início da disputa da Série D, no meio do ano.
6 de 14 Felipe Araújo em dividida de bola com jogador do Íbis — Foto: Estefinho / Campinense
Felipe Araújo em dividida de bola com jogador do Íbis — Foto: Estefinho / Campinense
Depois de garantir a permanência no Estadual para 2023, o Pior Time do Mundo repaginou o elenco, incorporando garotos da base e misturando com remanescentes. O objetivo para este ano segue o mesmo: continuar na elite.
O Íbis acertou com 17 reforços, mas ainda carece de mais um zagueiro, um lateral esquerdo e um centroavante para serem incorporados ao plantel.
7 de 14 Elenco do Central — Foto: Michel Silva
Elenco do Central — Foto: Michel Silva
O elenco da Patativa é quase todo diferente daquele que venceu a segunda divisão no começo de dezembro. O Central perdeu muitos atletas para equipes com calendário maior em 2023.
Além disso, dois atletas anunciados deixaram o clube ainda na pré-temporada. O lateral-esquerdo Régis, que saiu para o São Caetano, e o volante Fabiano, que fechou contrato com o Maguary.
8 de 14 Elenco do Porto-PE — Foto: Diego Lambretinha
Elenco do Porto-PE — Foto: Diego Lambretinha
O Tricolor de Caruaru é outro time que está bastante reformulado para a primeira divisão. Nove jogadores permaneceram, e para completar o elenco o Porto fechou uma parceria com a Penapolense-SP.
Do time paulista veio o técnico Oscar de Souza. Quando acabar o campeonato, todo o time deve viajar para jogar o Campeonato Paulista.
9 de 14 Caruaru City — Foto: Ellen Galvão / Caruaru City
Caruaru City — Foto: Ellen Galvão / Caruaru City
O Caruaru City do técnico Adelmo Soares manteve apenas três atletas para 2023. A ideia era mudar totalmente o perfil da equipe que vai jogar o Estadual pelo ano segunda consecutivo.
O Leopardo aposta na experiência dos jogadores contratados e decidiu também valorizar os atletas da base, promovendo cerca de 15 nomes ao elenco profissional.
10 de 14 Maguary — Foto: Reprodução / Maguary
Maguary — Foto: Reprodução / Maguary
O Azulão conseguiu manter muitos jogadores que conquistaram o acesso em 2022, a exemplo do capitão Memo.
No mercado, o clube investiu e trouxe nomes conhecidos, como o meia Zé Eduardo, ex-Cruzeiro, e o atacante Rafinha, ex-Flamengo.
11 de 14 Treinamento do Belo Jardim — Foto: Divulgação / Belo Jardim
Treinamento do Belo Jardim — Foto: Divulgação / Belo Jardim
Depois de quase ficar fora do Estadual após uma briga judicial com o Petrolina, o Belo Jardim precisou correr para montar um elenco quase que inteiro.
O Calango começou os treinos no dia 19 de dezembro e teve dificuldade para contratar porque muitos atletas já tinham fechado com outros times do Pernambucano.
12 de 14 Afogados venceu a seleção de Custódia no Vianão — Foto: Divulgação
Afogados venceu a seleção de Custódia no Vianão — Foto: Divulgação
O Afogados, diferente de outros anos, não deixou uma base de uma temporada para outra. A aposta está no ataque, só para esse setor são 11 reforços.
O técnico Evandro Guimarães também é novidade e vai treinar o Tricolor do Sertão pela primeira vez.
13 de 14 Treino do Petrolina — Foto: Bruno Lopes
Treino do Petrolina — Foto: Bruno Lopes
Os treinos do Petrolina começaram só em 27 de dezembro por conta indefinição do número de participantes. Mesmo assim, o clube conseguiu contratar jogadores que conhecem a competição.
Como a equipe sertaneja folga na primeira rodada, a tendência é de que mais atletas sejam anunciados nos próximos dias.
14 de 14 Elenco do Salgueiro — Foto: Reprodução / Instagram
Elenco do Salgueiro — Foto: Reprodução / Instagram
O Carcará seguiu o caminho de outras equipes do interior e montou um novo elenco para 2023. O técnico é Marcos Tamandaré, ex-jogador que até pouco exercia a função de auxiliar.
O Salgueiro tem 27 jogadores no grupo e tentou mesclar experiência e a juventude de atletas começando carreira no futebol.
Goleiros: César Tanaka e ÉvertonLaterais: Denilton, Marcel, Gabriel Fonseca, Zagueiros: Luís Eduardo, Gustavo Silva, Leonardo, WesleyVolantes: Anderson Recife, Gaspar, Hebert, Samuel, Alexandre Meias: Pedro TaliscaAtacantes: Palominha, Juan Kelsen, André, Odilávio, Wellington Melo
O que você está lendo é [Treze clubes e mais de 200 contratados: veja o guia com todos os reforços do Pernambucano 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments