Método de ensino japonês chegará em seis escolas públicas do Brasil
Nova metodologia promete melhorar sistema de ensino das unidades de Francisco Morato (SP), Ponta Grossa (PR) e São Roque (SP) (Imagem: Divulgação/Fundação Lemann)
Seis escolas públicas do Brasil contarão com o método de ensino japonês até o fim deste ano, segundo proposta feita pela 💥️Fundação Lemann em parceria com o Instituto Canoa e a Tríade Educacional.
O método Pesquisa de Aula, ou Lesson Study em inglês, é feio em ciclos e capacita os professores para trabalhar de forma estruturada e colaborativa nas escolas, sempre buscando soluções para elevar a aprendizagem dos alunos.
A implantação dessa nova metodologia promete melhorar a educação nas áreas de matemática e ciências nas unidades de ensino de Francisco Morato (SP), Ponta Grossa (PR) e São Roque (SP).
Como funciona?
Um grupo de professores de uma mesma disciplina escolhe o que quer estudar e elabora um plano de aula, do qual seus integrantes passam a discutir sobre o desenvolvimento da ideia escolhida.
Depois, os educadores entram na fase de observação, que consiste em ver como que os alunos se comportam durante a aula.
Por fim, a etapa de troca de experiências, na qual o grupo compartilha todos os pontos observados e, caso necessário, sistematiza o conhecimento.
Semana de formação
Akihiko Takahashi, professor e especialista no método Pesquisa de Aula, foi convidado pela Fundação Lemann a participar da semana de formação, que tem início nesta quarta-feira (27), para mais de 40 professores das três redes públicas de ensino.
O processo conta com momentos expositivos, atividades práticas, planejamento e dinâmicas de reflexão.
O que você está lendo é [Método de ensino japonês chegará em seis escolas públicas do Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments