Commodities nesta semana: petróleo pode corrigir; ouro antecipa corte de juros

Transpetro Petrobras

Desastre natural eleva preocupação dos investidores em relação à oferta de óleo bruto (Imagem: Renata Mello)

A mais lenta expansão trimestral do PIB da China desde 1992 deve aumentar as preocupações econômicas mundiais e pesar sobre os preços do petróleo nesta semana.

A considerável redução da ameaça de danos da tempestade no Golfo do México, nos EUA, também pode acabar sendo negativa para os preços do petróleo, com os ✅traders diminuindo parte dos prêmios existentes no mercado desde a semana passada, embora os saldos de estoques petrolíferos possam ser menores devido à interrupção da produção.

Já no ouro, a expectativa é que 6,2%no trimestre de abril a junho em comparação com o ano passado, o mais lento ritmo de expansão desde o primeiro trimestre de 1992.

Analistas dizem que Pequim pode tomar medidas de incentivo que podem ser positivas para a demanda petrolífera, mas há pouco espaço para estímulos agressivos em vista do elevado nível de endividamento e dos riscos estruturais do país.

O Furacão Barry, principal responsável pelo rali do petróleo na semana passada ao interromper mais da metade da produção e fechar algumas instalações de refino na costa do Golfo do México, nos EUA, chegou a Louisiana no sábado.

Mas perdeu força logo depois e se tornou uma tempestade tropical, que ainda pode provocar “inundações perigosas e fatais”, com mais de 500 mm de chuva na Louisiana e no Mississipi, segundo as autoridades. Entretanto, a ameaça de dano à capacidade de refino na costa do Golfo parece ser limitada neste momento.

💥️Menor ameaça de furacão pode ter efeito variado sobre o petróleo

É difícil dizer qual será o impacto da tempestade tropical no petróleo: além de a produção de 1,4 milhão de barris por dia (bpd) ter sido interrompida por precaução, na sexta-feira, o petróleo produzido dias antes da tempestade para refino também ficou parado.

A redução da atividade de refino pode elevar os saldos de estoques petrolíferos na costa do Golfo nos EUA no curto prazo, dificultando sua equiparação à retirada de 9,5 milhões de barris na semana passada ao redor do país.

Gráfico 60 Min WTI & Powered By TradingView

West Texas Intermediate e os ganhos de 4% no Brent. Mas os preços da gasolina e outros produtos derivados podem subir.

Alguns dos fatores de suporte mais relevantes do petróleo ocorreram na semana passada: uma tempestade temida por seu enorme impacto na produção petrolífera norte-americana; tentativas do Irã de capturar um navio-tanque britânico; uma retirada inesperadamente grande nos 

Mas, ao final da semana, a Agência Internacional de Energia (AIE) – um castigo permanente para os touros do petróleo – estava pronta para jogar um balde de água fria sobre qualquer rali de mercado.

A “principal mensagem” da AIE foi: o mundo viveu com excesso de oferta de cerca de 1 milhão de barris por dia nos primeiros seis meses de 2023, apesar dos cortes agressivos da Opep, e isso pode acontecer novamente no segundo semestre, já que não há sinais de que a oferta de ✅shale nos EUA dará alguma trégua.

💥️Touros do ouro ainda contam com um corte de juros do Fed

Mas a semana que temos pela frente por ser melhor para o ouro.

Os investidores do metal precioso compartilham da opinião de Powell sobre o corte de juros mais do que muitos podem imaginar. Depois de uma queda imprevista no início da sexta-feira, provocada por dados de 

Gráfico 60 Min Ouro & Powered By TradingView

Embora esses dados de inflação mais fortes do que o esperado não sejam suficientes para mudar a posição do Fed, eles colocam em questão as preocupações de Powell de que a inflação fraca possa ser mais persistente do que se pensava originalmente.

Powell tem sido bastante pressionado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, a autorizar um corte de juros em breve. Trump tem ameaçado demiti-lo caso não proceda dessa forma. O presidente do Fed tem sustentado que só fará o que é certo, sem ser politicamente coagido, mesmo que Trump exija o contrário

O que você está lendo é [Commodities nesta semana: petróleo pode corrigir; ouro antecipa corte de juros].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...