Partes de carros impressas em 3D? NASCAR já o faz há cerca de 20 anos
Fibra de carbono, alumínio, e um pouco de titânio: estes são os materiais que associamos, tradicionalmente, à construção de carros de corrida. No entanto, há quem acrescente termoplásticos como o Ultem à lista. A Joe Gibbs Racing (JGR), uma das equipas mais destacadas da NASCAR, já o faz há bastante tempo.
"Há quem pense que a impressão 3D foi inventada no ano passado"
Afirmou Fadi Abro, diretor sénior global para a área automóvel e mobilidade na Stratasys. A empresa, que recentemente se tornou parceira oficial de impressão 3D da NASCAR, mantém uma relação de longa data com a JGR, 💥️que remonta há cerca de duas décadas.
As equipas têm um conjunto muito limitado de elementos que podem modificar nos veículos, mas isso faz com que cada pequeno detalhe ao qual têm acesso se torne crucial. Cada vantagem microscópica pode fazer uma enorme diferença para a equipa.
Explicou Abro.
Atualmente, a JGR dispõe de cinco impressoras 3D, que utiliza em diversas aplicações. Algumas destas são comuns a outras indústrias, como a criação rápida de protótipos, ferramentas e dispositivos de suporte. Contudo, 💥️a equipa também imprime peças diretamente para os carros de corrida, como carcaças, condutas e suportes.
Estes componentes são fundamentais para o desempenho do veículo na pista. Se há ajustes que precisam de ser feitos, recorrem à impressora, que produz a peça durante a noite. No dia seguinte, têm um componente pronto para uma utilização específica numa determinada pista. Isso oferece-lhes uma vantagem competitiva.
Acrescentou Abro.
NASCAR revela o seu primeiro protótipo de carro elétrico
O que você está lendo é [Partes de carros impressas em 3D? NASCAR já o faz há cerca de 20 anos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments