Antonieta de Barros: Quem foi a primeira mulher negra a ser eleita no país?

Antonieta tinha no centro de sua plataforma política a educação para todos, associada também à emancipação feminina e dos mais pobres.

Antonieta de Barros fundou curso e criou dia do professor

Em um período em que os índices de analfabetismo eram muito altos no país, principalmente entre a população negra, Antonieta aprendeu a ler e a escrever ainda criança e ingressou no curso primário.

Sua mãe, Catarina Waltrich, era lavadeira e ex-escravizada e trabalhava como doméstica para um importante clã político da cidade, a família Ramos.

Aos 17 anos, ela se tornou aluna da Escola Normal Catarinense, formando-se professora. Fundou em 1922 o Curso Antonieta de Barros para alfabetizar pessoas sem condições financeiras — e que dirigiu por 30 anos, até sua morte. Além de lecionar Português e Literatura em importantes colégios de Florianópolis.

Antonieta de Barros foi autora do projeto de lei que instituiu o feriado escolar do Dia do Professor em Santa Catarina, mais tarde oficializado como nacional.

antonieta de barros - Reprodução - Reprodução

Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol

O que você está lendo é [Antonieta de Barros: Quem foi a primeira mulher negra a ser eleita no país?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...