Por que falamos tanto de políticos e pouco de política?

Urna eletrônica do TSE Urna eletrônica do TSE Imagem: Divulgação/TSE

Nos últimos anos, os políticos viraram conversas em mesa de bar, nas rodas de amizades. Em festas de família, nos finais de ano. Mas, nossa atenção, discussões e desacordos ainda estão concentrados nas figuras que ocupam os cargos. Você gosta deste, eu gosto daquela e, na maioria das vezes, fim de papo.

O debate ainda alcança pouco a política, como um sistema. Para bem do futuro, não chegou a hora de discutirmos as estruturas e os processos que organizam e sustentam o sistema político brasileiro? Há quem faça isso há algum tempo, de uma maneira que eu admiro. Contarei duas histórias.

Uma pesquisa feita alguns anos atrás apontou para as juventudes, tão diferentes de região para região, diferentes até mesmo dentro da mesma cidade, em busca de entender como elas se relacionam com a política, em todas as suas formas e níveis. Entre outras coisas, o Sonho Brasileiro da Política mostrou que 64% das 1.800 entrevistadas acreditavam que o tema tinha que ser discutido nas escolas. Com este dado nasceu o Jogo da Política, uma estratégia de formação da pesquisa que gameficou o funcionamento do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.

O que você está lendo é [Por que falamos tanto de políticos e pouco de política?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...