Planta escaladora, perereca-pixinguinha: novas espécies da Mata Atlântica
Relacionadas
A maior parte dessas descobertas na Mata Atlântica está na área da botânica. É o caso da chamada bromélia enigmática (✅Stigmatodon enigmaticus), planta que recebeu esse nome após intrigar os pesquisadores sobre sua origem; de cinco plantas da família✅ Melastomataceae, sendo que três delas já estão em extinção; e uma espécie ornamental de um grupo conhecido como lanterninha japonesa (✅Callianthe capixabae).
Há ainda um arbusto que só existe na região do Espírito Santo, chamado de Vitex pomerana, em homenagem à população pomerana no estado; um gênero de plantas novo, o ✅Gyrosphragma latipetala, da família✅ Lythraceae, a mesma da romã; e pelo menos mais quatro do gênero ✅Stigmatodon, um tipo de bromélia acostumado a viver sobre rochas.
Algumas dessas bromélias vivem a 500 metros de altura e são chamadas de escaladoras. Duas delas (✅Stigmatodon ilhanus e ✅Stigmatodon itamarajuensis) foram encontradas em paredões verticais do sul da Bahia, enquanto a ✅Stigmatodon lemeanus foi coletada em paredões verticais na Pedra dos Três Pontões, em Afonso Cláudio (ES).
No campo dos invertebrados, os achados inéditos foram insetos da família psicodídeos (✅Arisemus sinuosus e ✅Neopericoma bela), mais conhecidos como mosquitinhos-de-banheiro.
O anfíbio encontrado, por sua vez, ganhou o nome de perereca-pixinguinha (✅Scinax pixinguinha), uma referência ao músico Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, por representar uma alegria em um momento de lamento que a Mata Atlântica vive devido à devastação.
Áreas inexploradas
https://www.instagram.com/ecoa_uol/https://twitter.com/ecoa_uol
O que você está lendo é [Planta escaladora, perereca-pixinguinha: novas espécies da Mata Atlântica].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments