Meu sonho é ver uma mulher negra presidente do STF

só para assinantes

Cristiane Guterres

Cadastrar

A notícia da nomeação de Edilene precisa ser comemorada. Ainda que muito tímida, a presença de uma mulher negra no Tribunal Supremo Eleitoral no exato momento em que a casa decidia pela inegibilidade de Jair Bolsonaro representou uma virada num jogo de cartas marcadas, do qual pessoas negras nunca puderam participar.

O racismo é o principal motivo pela ausência de mulheres negras nas cadeiras de poder pelo país. Duvida? Faça o exercício de pensar o cenário contrário: por 78 anos, só mulheres negras ocuparam as cadeiras do TSE. Em 2023, o primeiro homem branco é nomeado como ministro. Não parece ter algo errado?

Enfrentamos uma série de barreiras históricas, sociais e estruturais que dificultam a participação ativa na política. A discriminação racial e de gênero, aliada à falta de acesso à educação de qualidade, recursos financeiros e apoio político, contribuem para essa sub-representação.

Sonho alto: quero ver uma mulher negra presidente do Supremo Tribunal Federal. Também quero ver uma mulher negra presidente do Brasil. Pois sem a participação delas, não é possível a construção de uma sociedade justa, igualitária e democrática.

Será que meu sonho vai se realizar?


É necessário que haja um compromisso real por parte dos partidos políticos e da sociedade em geral para promover a inclusão e valorizar a presença das mulheres negras nos espaços de poder. Isso implica em criar mecanismos de apoio, incentivar a participação política desde a base, investir em formação e capacitação política e garantir que as vozes das mulheres negras sejam ouvidas e respeitadas.

É necessária a nossa luta pela ampliação desses espaços, para que as decisões políticas reflitam a diversidade e a realidade de todas as brasileiras, independentemente de sua cor de pele e para que possamos comemorar semanalmente a ascensão de Anieles, Beneditas, Margaretes, Marinas, Vilmas e Edilenes.

O que você está lendo é [Meu sonho é ver uma mulher negra presidente do STF].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...