Por que mães sentem tanta culpa?

só para assinantes

Cristiane Guterres

Cadastrar

Maternidade é uma construção diária. Haverá erros, amor, ausência, dor. É um processo não linear recheado de desafios e no qual a gente vai se descobrindo a cada dia. A ideia de que tudo na maternidade parece combinar com esse substantivo feminino denominado culpa só nos mantém reféns de uma expectativa irreal com relação a nós e aos nossos filhos.

Li recentemente uma entrevista da mestra em psicologia positiva Adriana Drulla, em que ela explicava que, quando as mães abrem mão de se tornar perfeitas, fica mais fácil aceitar que os filhos terão defeitos, e nossas cobranças sobre eles também diminuem.

Adriana fez um estudo sobre autocompaixão a partir das demandas que lhe surgiram na sua maternidade. Acompanhou 246 mães com seus filhos e concluiu que, para evitar a culpa materna e sentimentos como raiva, frustração e exaustão na maternidade, o melhor remédio é o perdão.

Então perdoe-se, não sinta medo de errar, tente se cobrar menos e me conte nos comentários como faz para chegar num estado de plenitude.

O que você está lendo é [Por que mães sentem tanta culpa?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...