Em novela, abstinência sexual é cilada: não protege e expõe a abuso

Novela mostra que abstinência sexual para jovens é cilada que expõe a risco
Jenifer (Bella Campos) em "Vai na Fé": sexo só depois do casamento depois de primeira experiência frustrante - Globo/Fábio Rocha

só para assinantes

Ana Canosa

Cadastrar

A novela mostra outro medo bastante comum que vem da relação sexual sem informação aliado ao conservadorismo: o pânico de engravidar. Quanto mais errada se sente sobre ter feito sexo, mais o tormento da gravidez lhe invade. A gestação, embora possa ser de fato uma ocorrência em relações não protegidas, serve também à culpa: uma punição pelo malfeito, uma maneira de ser apedrejada em praça pública.

Para além do conhecimento básico sobre reprodução e métodos contraceptivos, além da prevenção sobre ISTs, precisamos abordar todas as questões sobre a prática propriamente dita e a insegurança natural que prevalece nesse momento. Passam por essa conversa a discussão sobre como dar e receber prazer, como aprimorar a ideia de consentimento, como acolher a própria insegurança e a da parceria e como tornar a experiência uma descoberta de sensações.

Também não é o status da relação o que mais importa: embora a maioria dos adolescentes se iniciem sexualmente com namorados, o que favorece a conexão e a intimidade, é importante lembrar que há muito traste por aí, se fingindo de fofo. Então, é preciso estimular os jovens a pensarem de modo mais amplo, partindo da primeira e principal pergunta: fazer sexo é um desejo seu?

Depois disso, refletir sobre a escolha da parceria, alguém por quem sentir tesão, mas também que saiba dar valor emocional a esse momento. É uma pessoa que não vai pressionar, caso, no momento, se desista de ir adiante? Que não tire fotos ou vídeos e repasse para todas as pessoas no dia seguinte? Que seja cuidadoso e que se preocupe com a sua própria saúde sexual e a da parceria? Que não estejam sob o efeito de álcool e drogas psicoativas?

Eu sei que, boa parte das vezes, os adolescentes têm dificuldade em tomar decisões baseados em avaliação de riscos, mas eles não são bobos, então eu conto com a informação para que possam usá-la da melhor maneira. Fazer sexo com culpa é sempre o pior cenário.

O que você está lendo é [Em novela, abstinência sexual é cilada: não protege e expõe a abuso].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...