Banhos de pipoca, mel, café: para que servem essas e outras opções

Já pensou tomar um banho de pipoca para livrar-se de doenças? - Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Universa

💥️Apesar da inicial estranheza, o que vale mesmo é a intenção dos banhos.

"O objetivo é trazer para o campo energético de cada indivíduo uma vibração que intensifique ou modifique o estado atual em que se encontra a pessoa", diz Raphael Kakazu, oraculista, terapeuta holístico e idealizador do espaço de estudos Covil dos Feiticeiros.

  • Veja a previsão anual completa para cada signo
  • Banho ou chá? Aprenda a escolher a erva certa para proteção, amor e limpeza
  • 'Abre caminho': erveira de Belém ensina a fazer poderoso banho de cheiro

Segundo o estudioso, "em determinadas tradições afrodescendentes, os banhos também são chamados de 'sangue verde', que consiste na extração do sumo de ervas frescas através da maceração".

"Hoje em dia, é muito comum encontrarmos preparos prontos para todas as finalidades, logo, os banhos também podem ser feitos com ervas secas, só não levarão o título de 'sangue verde'", diz.

Cuidados importantes

Contudo, mesmo se tratando de práticas naturais e benéficas ao corpo e ao espírito, os banhos pedem alguns cuidados importantes durante o processo.

"Voltando às tradições afrodescendentes, temos um tabu em que se indica sempre tomar banho do pescoço para baixo", lembra o oraculista.

De acordo com ele, isso se deve ao fato de algumas tradições terem ritos que colocam energias na cabeça da pessoa, capazes de trazer conflito com outras ervas. "Mas isso é válido somente para quem está inserido dentro dessas tradições, caso contrário, a instrução é sempre tomar o banho da cabeça aos pés", assegura.

💥️Existe, também, um cuidado com relação às ervas escolhidas e seus manuseios devido à possibilidade de causarem algumas reações indesejadas - como canela e cítricos ao serem expostos ao sol, por exemplo.

Para evitar essas intercorrências, Raphael dá dois conselhos:

  • O primeiro é conhecer bem os aspectos da própria pele, sobretudo os relacionados à sensibilidade, para escolher de forma sábia quais ervas usar.
  • Em segundo lugar, deve-se dar preferência ao banho no período noturno, evitando queimaduras e algumas irritações sob ação solar.

Para que serve cada banho

A seguir, o terapeuta holístico explica alguns banhos curiosos e poderosos:

  • 💥️Banho de arroz

Na umbanda, a água de arroz é utilizada em banhos de prosperidade e fartura. Para fazê-lo, basta usar a água que utilizou para lavar os grãos ao fim desse processo, quando já está repleta de amido.

  • 💥️Banho de boldo

O boldo também é conhecido como tapete de 💥️Oxalá e, na umbanda e no candomblé, é usado como um banho de limpeza energética. O preparo é como fazer um chá concentrado da erva, podendo ser despejado, após a ducha higiênica diária, da cabeça aos pés.

  • 💥️Banho de café

Adotado para limpeza e descarrego, tem origem nas crendices populares e, também, nas tradições afrodescendentes, já que esse ritual é bastante presente nessa cultura. Deve ser feito como o preparo da bebida, usando-se o pé em água quente, esperando esfriar até ser suficiente para banhar o corpo.

  • 💥️Banho de canela

Originário desde os tempos antigos na China e na Índia, locais em que a especiaria já era usada para fins espirituais, sobretudo a fim de atrair prosperidade, proteção e amor. Seu preparo (misturar água com canela em pó) pede cuidado. Por ser picante, pode causar queimaduras ou irritações quando usada em excesso ou exposta ao Sol.

  • 💥️Banho de cravo

Nesse caso, há duas variantes que acontecem no mundo místico: existe o banho de cravo-da-índia, com as mesmas propriedades do banho da canela. "Geralmente, os dois ingredientes são usados em conjunto para atrair amor e fartura", diz Raphael.

Outra versão é o banho feito com a flor de nome cravo, conhecido no mundo místico como tagete. Esse ritual é direcionado para libido e sexualidade e é feito com as pétalas maceradas em água quente.

  • 💥️Banho de canjica

Chamada de ègbò (ou ebô) no candomblé, a canjica é diretamente ligada a 💥️Oxalá e tem a função de trazer paz e tranquilidade para a vida humana. Para fazer o banho, basta colocar alguns punhados do ingrediente na panela de pressão com água e deixar cozinhar por, aproximadamente, quinze minutos após pegar pressão. Depois, é só separar a água restante para o banho, podendo utilizar a canjica para consumo alimentício normalmente.

  • 💥️Banho de eucalipto

A origem está na Austrália, onde xamãs da região utilizavam a planta para doenças físicas e psicossomáticas, como tristeza e depressão. Logo, o eucalipto se tornou excelente para purificação de emoções ruins e fortalecimento da imunidade. Para banho, a instrução é ferver a água e colocar uma boa quantidade de folhas, como se fosse preparar um chá concentrado.

  • 💥️Banho de fumo

Muito ligado a 💥️Exu, em tradições como a quimbanda, o banho de fumo de corda ou tabaco serve para o fortalecimento do poder pessoal, além de funcionar como descarrego de energias muito densas. Para fazê-lo, é só deixar o tabaco imerso em água por algumas horas e não há a necessidade de fervura.

  • 💥️Banho de jabuticaba

Essa é outra fruta usada para descarrego. O banho aparece mais forte nas tradições de umbanda com a finalidade de descarrego de energias muito densas - por isso, é indicado tomá-lo com um intervalo de 15 dias, no mínimo. Seu modo de preparo é similar aos demais: ferver água e agregar as folhas, como um chá bastante concentrado.

  • 💥️Banho de mel

No mundo místico, o mel é um poderoso aliado para a sedução e prosperidade, podendo ser combinado com leite para um banho atrativo e poderoso. Portanto, deixe o leite morno e dilua cerca de duas colheres generosas de mel para prepará-lo.

  • 💥️Banho de orégano

Popular na umbanda, mas com origem grega, esse rito traz abertura para os caminhos do amor. É importante ressaltar que o amor e a sensualidade trazidos pelo orégano possuem um teor mais romântico do que sexual. Para prepará-lo, basta ferver a água com um bom punhado da erva.

  • 💥️Banho de pipoca

Sua origem está em passagem mitológica do orixá 💥️Obaluaiê: 💥️Iansã, durante uma festa, faz suas feridas se transformarem em pipoca para que este não fosse excluído das comemorações dos deuses. Desde então, esse banho é um símbolo de descarrego e de livramento de doenças. Para experimentá-lo, estoure a pipoca sem sal e reserve uma boa parte para jogar pelo corpo seco.

  • 💥️Banho de samambaia

Popular também na umbanda, esse banho está ligado a 💥️Oxóssi e serve para limpeza e prosperidade. Para prepará-lo, pegue folhas frescas de samambaia e macere com água morna, extraindo o sumo da planta.

O que você está lendo é [Banhos de pipoca, mel, café: para que servem essas e outras opções].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...