Hackers chineses atacam departamento do Tesouro dos Estados Unidos depois de sanções económicas

O ciberataque comprometeu diferentes agências da secretaria do Tesouro dos Estados Unidos, tendo sido roubados documentos não classificados. Hackers chineses atacam departamento do Tesouro dos Estados Unidos depois de sanções económicas

Um grupo de hackers alegadamente com ligações ao governo chinês atacou a Secretaria do Tesouro dos Estados Unidos, nomeadamente o departamento que administra as sanções económicas. Segundo o Washington Post, citado pela Reuters, os 💥️hackers comprometeram o a Agência de Controlo de Ativos Estrangeiros dos EUA, o departamento de Investigação Financeira e ainda a pasta da Secretária do Tesouro, Janet Yellen.

O governo já tinha participado o ataque de hackers no dia 30 de dezembro e que 💥️documentos não classificados tinham sido roubados, mas sem ter especificado que departamentos ou utilizadores tinham sido afetados.

A China já reagiu, através da porta-voz Liu Pengyu, da embaixada chinesa em Washington, 💥️afirmando que acusação dos Estados Unidos é irracional e sem qualquer base factual, sendo mais um ataque difamatório contra Pequim. Em comunicado diz que a China combate todas as formas de ciberataques.

Estados Unidos impõem novas restrições pesadas à China no acesso a semicondutores e tecnologia para chips de IA

Ver artigo

O Departamento do Tesouro diz que recebeu a 8 de dezembro uma notificação de que um fornecedor de software, a BeyondTrust, tinha sido vítima violação externa, em que um hacker ganhou acesso a uma chave utilizada pelo vendedor para proteger o serviço de cloud. 💥️Este serviço era usado para oferecer suporte técnico remoto aos utilizadores e departamentos do Tesouro.

Através desta chave roubada, 💥️este hacker conseguiu ultrapassar a segurança do serviço e ter acesso remoto a certas workstations de utilizadores do departamento, assim como aceder aos documentos dos mesmos.

O serviço comprometido fornecido pela BeyondTrust foi desligado e segundo o Tesouro, 💥️não existe atualmente nenhuma prova de que este os hackers continuem a ter acesso a informações do departamento. O caso está agora em investigação pelo FBI e as agências de cibersegurança dos Estados Unidos.

O que você está lendo é [Hackers chineses atacam departamento do Tesouro dos Estados Unidos depois de sanções económicas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...