Pré-olímpico, demissões e esperança: o ano do basquete feminino
Se por um lado o pré-olímpico serviu de base para contar uma retrospectiva positiva no basquete masculino, a competição também foi a mais importante entre as mulheres, mas não teve o mesmo desfecho.
Em fevereiro, o Brasil teve a chance de decidir a vaga em casa, em um formato diferente de como foi com os homens. Ao todo, a cidade de Belém, do Pará, recebeu as seleções da Alemanha, Sérvia e Austrália , além é claro da seleção brasileira. Nessa chave, as quatro seleções disputavam três vagas para Paris, de maneira que só o lanterna não teria lugar nos Jogos.
Sakamoto
Tiro à queima-roupa em SP é cena trágica e inaceitável
Casagrande
Marcelo no Flu foi como Dani Alves no São Paulo
Alicia Klein
Por que tantas mulheres odeiam futebol
Milly Lacombe
Urbanista alerta para os riscos do novo Pacaembu
Com o Ginásio do Mangueirinho lotado, o Brasil começou sua trajetória contra a poderosa seleção australiana, que mais tarde terminaria as qualificatórias de maneira invicta. Apesar de todo favoritismo para o lado de lá, as brasileiras deixaram a partida equilibrada. Atrás do placar durante todo o primeiro tempo, a seleção chegou a virar a partida no comecinho do último quarto, mas australianas se impuseram e venceram por 60 a 55.
Assista aos jogos da NBA AO VIVO por um preço imperdível. A partir de R$ 16/mês você garante o NBA League Pass e não perde nenhum lance. Assine já!
Apesar da derrota, a atuação deu esperanças em relação ao time comando por José Neto, que teve na segunda rodada um confronto chave pensando na classificação. Diante da Sérvia, também derrotada na primeira partida, o Brasil tinha a sua maior chance de vitória.
Mesmo dominando o começo do confronto, as brasileiras não suportaram a pressão europeia e acabaram tomando a virada, perdendo por 72 a 65.
Como a terceira posição bastava, o Brasil teve ainda a chance de se classificar contra a Alemanha, na última rodada. Para isso, precisava vencer alemãs por 8 pontos de diferença.
Mesmo lutando muito e não deixando as adversárias se desgarrarem, o time tupiniquim não conseguiu o saldo que precisava. E nem a vitória. No confronto mais equilibrado da chave, a terceira derrota veio por 73 a 71, pondo ponto final no sonho brasileiro de ir a Paris.
José Neto pede para sair
Quatro meses após não ter conquistado a vaga, o técnico José Neto entregou o cargo. O pedido de demissão veio depois que o preparador Diego Falcão foi desligado, após atletas manifestarem incômodo ao fato do profissional ter se posicionado a favor da PL do Aborto, que tramitava na Câmara dos Deputados na época.
Continua após a publicidadeJosé Neto citou o companheirismo de 17 anos ao lado de Diego e "valores da fé" para justificar seu desligamento.
Contratação de peso
Para o seu lugar a CBB anunciou, no início de dezembro, a renomada treinadora Pokey Chatman. Com vasta experiência de 14 anos consecutivos na WNBA, treinadora teve passagens importantes por Chicago Sky e Indiana Fever.
Ao lado dos assistentes Léo Figueiró e Bruna Rodrigues, Pokey tem como objetivo principal levar Kamilla Cardoso, Damiris e companhia a Los Angeles, em 2028, e para isso contará com um ciclo inteiro de trabalho.
Depois de Maria Helena Cardoso, Pokey passa ainda a ser apenas a segunda mulher a comandar a seleção principal.
Caloura de ouro
Um ponto a ser explorado pela americana é a promissora Kamilla Cardoso. Hoje o nome mais relevante do basquete feminino brasileiro, Kamilla teve temporada espetacular em sua estreia na WNBA.
Continua após a publicidadeEscolhida no draft pelo Chicago Sky, a pivô foi escolhida para integrar a seleção das melhores calouras das liga. Mesmo sem ir ao playoffs, Kamilla se tornou a jogadora brasileira com mais duplos-duplos em uma só temporada da da WNBA. Com tempo bem regrado em quadra, Kamilla teve média de quase 10 pontos por partida e quase 8 rebotes, em 32 partidas disputadas.
Na pausa da temporada norte-americana, assinou um contrato de empréstimo para o Shanghai Swordfish, da China, onde ficará até o retorno das atividades no Estados Unidos. Até aqui, vem sendo um dos destaques da equipe, mantendo média alta de pontos e já tendo anotado quatro duplos-duplos com a camisa do time chinês.
O que você está lendo é [Pré-olímpico, demissões e esperança: o ano do basquete feminino].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments