SunEnergy investe 20 milhões de euros na Península Ibérica na área da energia

DCIM100MEDIADJI_0792.JPG


A empresa portuguesa SunEnergy, da área das energias renováveis, vai investir 20 milhões de euros em Portugal e Espanha nos próximos anos, a partir de 2025, disse ontem o presidente executivo do grupo, Raul Santos, à agência Lusa.

“O grupo tem disponíveis, neste momento, 20 milhões de euros para investir na Península Ibérica, nas áreas da energia solar, postos de carregamento para mobilidade elétrica e armazenamento de energia, entre outros investimentos para melhoria da eficiência energética”, revelou.

Em 2025, a empresa, com sede em Coimbra, prevê fazer “investimentos superiores a um milhão de euros na área dos postos de carregamento”, nos dois países, adiantou o responsável.

No sábado, a SunEnergy completa 15 anos de atividade com 185 mil módulos fotovoltaicos instalados e planos diversos para investir na mobilidade elétrica.

“Vamos diversificar a nossa atividade com a instalação e operação de postos de carregamentos de viaturas elétricas, área em que pretendemos fazer vários investimentos já em 2025”, afirmou Raul Santos.

Dispondo de uma equipa de 15 engenheiros, a SunEnergy assegura emprego a um total de 130 pessoas, abrangendo os profissionais das quase 30 delegações que funcionam em Portugal em regime de ‘franchising’, incluindo nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

“Tivemos alguma audácia ao lançar o projeto, em 2009, quando em Portugal praticamente não se falava de energias renováveis, nem de energia solar”, recordou.

Na época, o que havia nesta área “eram pequenas iniciativas com pouca relevância” e a empresa “quase não tinha concorrência”.

“Fomos sentindo as dificuldades inerentes ao início de qualquer atividade inovadora, começando com projetos muito pequeninos, mas temos atualmente 185 mil painéis solares instalados”, declarou.

Especializada em soluções para empresas e particulares, a SunEnergy tem assumido “a missão de promover a importância das energias renováveis e da energia solar em particular”.

“Fizemos um trabalho de ‘evangelização’. Isso ajudou a que neste momento, em Portugal, a energia solar tenha uma penetração muito superior”, afirmou o também fundador da empresa, que faz “um balanço extremamente positivo” dos 15 anos de atividade.

Na rede de delegações da SunEnergy, “as pessoas trabalham com vínculo à marca”, aplicando “as soluções da empresa em todo o nosso território”, referiu Raul Santos, licenciado em bioquímica pela Universidade de Coimbra, em cuja Faculdade de Economia realizou também uma pós-graduação MBA na área da gestão.

“Cada projeto é um projeto e os nossos engenheiros desenvolvem e trabalham a necessidade de cada cliente”, disse, para explicar que as delegações “são entidades juridicamente independentes, sendo a marca o elemento agregador”.

Em 2023, a empresa expandiu-se para Espanha, tendo o seu volume de negócios atingido 15 milhões de euros nesse ano, o que representou um aumento de 30% em relação ao exercício de 2022.

Entretanto, aposta também na área do armazenamento de energia, tendo até ao momento instalado mil baterias de lítio que totalizam 5MWh de capacidade.

A SunEnergy “partilha algumas das preocupações” de cidadãos e organizações quanto ao impacto dos parques de energia solar de grandes dimensões na paisagem e no ambiente.

“Não tencionamos trabalhar nesses grandes parques solares. A nossa aposta tem sido e continuará a ser numa produção descentralizada por esses campos fora, aquilo em que verdadeiramente acreditamos”, respondeu Raul Santos, questionado pela Lusa sobre o problema.

O que você está lendo é [SunEnergy investe 20 milhões de euros na Península Ibérica na área da energia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...