Geração Z não sabe usar Ctrl C + Ctrl V? Culpa não é dela; entenda

Não é novidade para ninguém que existe um mundo antes e depois da internet. Agora que os jovens da Geração Z chegam à universidade e ao mercado de trabalho, a desenvoltura com o mundo digital parece não constar no conjunto de habilidades deles, ainda que tenham nascido em um contexto de imersão tecnológica.

Eu vivo isso na pele. Dou aulas para a graduação e estamos recebendo alunos que têm entre 17 e 18 anos com uma dificuldade até mesmo de entender coisas básicas de computador
💥️Diogo Cortiz

Na edição desta semana do Deu Tilt, o podcast do para humanos por trás das máquinas, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes, avaliam como e por que a geração de jovens não possui habilidades tecnológicas consideradas básicas.

    Vice de Kamala ajuda mais do que o de Trump

    Kennedy Alencar

    Vice de Kamala ajuda mais do que o de Trump

  • União é porque elas sabem que nada está ganho

    Milly Lacombe

    União é porque elas sabem que nada está ganho

  • Ata do Copom realinha expectativas do mercado

    José Paulo Kupfer

    Ata do Copom realinha expectativas do mercado

  • Pioneiras celebram ouro de atletas negras

    André Santana

    Pioneiras celebram ouro de atletas negras

Diogo conta que até mesmo compreender como se estruturam pastas em um computador pode ter uma tarefa hercúlea para alguns jovens.

A primeira geração de tecnologia tentava replicar no mundo digital o que tinha no analógico, tanto é que a ideia de pasta só faz sentido porque existia um arquivo [físico] com pastas. Só que, com o passar do tempo, as tecnologias que simplesmente replicavam o mundo físico passaram a ser sistemas para engajar o usuário, deixando o físico um pouco para trás
💥️Helton Simões Gomes

A tecnologia tem várias gerações, e eles estão focados em um uso muito maior de smartphones e iPads, que é uma outra dinâmica da tecnologia. Muitas vezes quase não usam o computador ou não usam de jeito nenhum
💥️Diogo Cortiz

A falta de traquejo com a tecnologia é mais sentida em espaços em que esses jovens precisam lidar com dispositivos de maneira operacional. Os apresentadores explicam, porém, que ainda que desconheça certas funções, como o Ctrl C + Ctrl V ou o Ctrl + Z, a geração Z não pode ser massacrada. Isso é fruto do contexto tecnológico em que estamos.

A percepção que nossa geração tem da geração Z, em outros aspectos [como sendo] a geração que faz corpo mole, que é muito preocupada com saúde mental - que são preocupações legítimas - faz com que a gente seja pouquíssimo empático com as necessidades deles
💥️Helton Simões Gomes

A solução, sugere Helton, seria voltar a ter aulas de informática básica, como acontecia quando os computadores surgiram.

Continua após a publicidade

Relacionadas

  • IA da Meta: novo robô vai mudar como você usa WhatsApp e Instagram
  • 'Will Smith da Bahia' era fake: como redes estão flagrando quem usa IA
  • TikTok e Instagram avisando que afetam saúde mental? Médico defende que sim

A tecnologia vai adensando várias novidades e é preciso um conhecimento [sobre] a anterior para poder lidar com o que vem depois
💥️Helton Simões Gomes

Para os apresentadores, há uma responsabilidade compartilhada entre as gerações. As mais antigas não se preocuparam em dar letramento adequado aos mais jovens e construíram sistemas sem levar em conta a lacuna de conhecimento para quem chega agora. Diogo concorda com a retomada de ensinamentos sobre informática, desde que atualizada com aulas sobre algoritmos e inteligência artificial.

Muitos não têm noção de que a internet é uma coisa física, com cabos que [se] ligam entre continentes, porque nasceram mergulhados num ambiente digital e parece que estão em uma caverna digital, sem conseguir entender o que tem lá fora
💥️Diogo Cortiz

💥️ChatGPT para deputado: e se IA se ganhar eleição?

Tem gente que olha para os limites e ri deles. A inteligência artificial está ocupando cargos feitos para humanos. Uma empresa trocou o CEO há dois anos por uma IA. Em 2024, a Administração do Ciberespaço da China, que comanda a internet no país, criou uma IA com a cara do presidente Xi Jinping e que responde com base nas premissas do Partido Comunista Chinês.

Continua após a publicidade

Newsletter

Um boletim com as novidades e lançamentos da semana e um papo sobre novas tecnologias. Toda sexta.

Quero receber

Já o empresário Steve Endacott resolveu levar a lógica para as eleições. Candidato a deputado no Reino Unido, ele colocou nas cédulas de votação um avatar seu chamado de AI Steve.

Na edição desta semana de Deu Tilt, o podcast do para os humanos por trás das máquinas, os apresentadores Helton Simões Gomes e Diogo Cortiz debatem como seria o mundo se uma inteligência artificial vencesse uma eleição.

💥️Apple x Google: quem terá a melhor IA? Dono de Android ou de iPhone?

No ano passado, quando a maioria das gigantes de tecnologia só falavam sobre inteligência artificial generativa, a Apple apresentava o Vision Pro, os óculos ultra modernos de realidade aumentada. Agora, a dona do iPhone resolveu entrar na dança da IA.

Mas de um jeito bem Apple. Até trocou o nome das coisas. Chamou sua solução de AI - nada de "artificial inteligence", mas, sim, sigla para Apple Intelligence. Ela chegará aos smartphones mais recentes já no iOS 18. Já o Google, outro forte concorrente no mundo dos celulares, até possui estratégia semelhante, mas abastece uma gama maior de dispositivos e plataformas com sua solução de IA.

Continua após a publicidade

No Deu Tilt desta semana, os apresentadores Helton Simões Gomes e Diogo Cortiz explicam: quem levará a melhor nesse embate? Donos de Android ou quem tem iPhone?

💥️DEU TILT

Toda semana, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes conversam sobre as tecnologias que movimentam os humanos por trás das máquinas. O programa é publicado às terças-feiras no YouTube do e nas plataformas de áudio. Assista ao episódio da semana completo.

O que você está lendo é [Geração Z não sabe usar Ctrl C + Ctrl V? Culpa não é dela; entenda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...