Elon Musk processa dona do ChatGPT e cofundadores por falharem compromissos iniciais - Computadores Tek

Musk terá doado 44 milhões de dólares à OpenAI ao longo de vários anos para que a dona do ChatGPT desenvolvesse inteligência artificial para o benefício da humanidade e não para potenciar lucros privados, diz a queixa. Elon Musk processa dona do ChatGPT e cofundadores por falharem compromissos iniciais Flickr | Steve Jurvetson

💥️Elon Musk, o fundador da Tesla, da SpaceX e dono da X, ex-Twitter, 💥️está a processar a OpenAI e os seus co-fundadores Sam Altman (CEO) e Greg Brockman. O processo estende-se a outras entidades ligadas à companhia. A ação pretende ver confirmada pela justiça aquilo que Musk tem vindo a afirmar: que a💥️ dona do ChatGPT está a violar as suas premissas iniciais e os compromissos contratualmente assumidos com os investidores originais da empresa, onde está Elon Musk.

Segundo os documentos submetidos junto de um tribunal de São Francisco, citados pelo TechCrunch, 💥️Musk terá doado 44 milhões de dólares à OpenAI entre 2016 e 2023, quando a companhia ainda se assumia como um laboratório de investigação e seguia o compromisso de desenvolver tecnologias de IA para o bem da humanidade, enquanto organização sem fins lucrativos.

O 💥️investimento de milhares de milhões de dólares da Microsoft parecem ter mudado o rumo do projeto e da história da própria Microsoft, que disparou em valorização com a integração dos modelos GPT nos seus produtos.

Musk quer 💥️responsabilizar a OpenAI por essa quebra de princípios contratuais, onde a companhia terá assumido que 💥️não usaria ferramentas de Inteligência Artificial Geral (AGI), com um nível de inteligência artificial que pode ser igual ou superior à inteligência humana, 💥️para obter lucro. Na queixa apresentada por Musk à justiça alega-se que o💥️ GPT4 já tem estas características.

"A OpenAI foi transformada numa verdadeira subsidiária de código fechado da maior empresa de tecnologia do mundo: a Microsoft. O seu novo Conselho de Administração não está apenas a desenvolver, mas está realmente a refinar uma AGI para maximizar os lucros da Microsoft e não para benefício da humanidade", explica-se no processo interposto pelos advogados de Musk, alegando que isso é uma “completa traição ao Acordo de Fundação" da companhia.

Musk quer que o 💥️tribunal clarifique se modelos avançados como o GPT-4 devem de facto ser entendidos com Inteligência Artificial Geral e se podem ser licenciados para obtenção de lucro. Quer também saber junto do tribunal se pode ser ressarcido das doações que fez para fins de investigação pública a um projeto que está agora a ser usado para gerar lucros em entidades privadas.

Depois da💥️ saída e regresso do CEO da OpenAI, quase todo o conselho de administração da empresa foi alterado. Só restou um membro da administração anterior. Os advogados de Musk alegam que 💥️no board deixou de haver pessoas com experiência e sensibilidade para os temas de ✅governance da IA e isso está a refletir-se na orientação estratégica do projeto. Recorde-se que o 💥️anterior conselho de administração da OpenAI demitiu Altman por já não confiar no gestor para liderar o destino da empresa.

Recorde-se que 💥️Musk é um dos signatários da carta lançada no ano passado a pedir uma pausa nos desenvolvimento de IA, que permitisse compreender melhor o impacto dos avanços que estavam a ser feitos. O mesmo 💥️Musk afastou-se da OpenAI há alguns anos e recusou um lugar no conselho de administração da empresa alegando reservas éticas, revelou o próprio.

O que você está lendo é [Elon Musk processa dona do ChatGPT e cofundadores por falharem compromissos iniciais - Computadores Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...