António Guterres alerta para riscos e impactos da Inteligência Artificial na paz mundial - Computadores Tek
💥️"É claro que a IA vai ter um impacto em todos os aspetos das nossas vidas", incluindo a IA generativa disse Guterres numa intervenção no Conselho de Segurança da ONU. 💥️Foi a primeira vez que o Conselho de Segurança da ONU debateu a Inteligência Artificial, uma iniciativa promovida pelo Reino Unido que detém este mês a presidência rotativa do órgão.
"A IA generativa tem um imenso potencial para fazer o bem e o mal numa escala maciça", acrescentou o líder da ONU.
Para Guterres, embora estas tecnologias possam ajudar a erradicar a pobreza, acabar com a fome, curar o cancro e estimular a ação climática, 💥️as aplicações militares e não militares da IA podem ter consequências graves para a paz e a segurança mundiais.
💥️"Estamos aqui hoje porque a IA vai afetar o trabalho deste Conselho e pode reforçar ou perturbar a estabilidade estratégica global", acrescentou, por sua vez, o chefe da diplomacia britânica, James Cleverly, que presidiu à reunião.
💥️"Coloca um desafio aos nossos pressupostos sobre a defesa e a dissuasão e levanta questões morais sobre a responsabilidade de tomar decisões que causam a morte no campo de batalha", acrescentou Cleverly, numa altura em que o Governo britânico está a organizar uma cimeira sobre esta questão no outono.
Neste contexto, Guterres apelou, em particular, 💥️à criação de um instrumento vinculativo até ao final de 2026 para proibir os "sistemas autónomos de armas letais" que funcionam sem supervisão humana.
António Guterres lança código de conduta para regular uso de IA e desinformação nas plataformas digitais
Ver artigo💥️Em termos de segurança, a IA está a ser cada vez mais utilizada, incluindo pela ONU, para identificar padrões de violência, monitorizar cessar-fogos ou reforçar a manutenção da paz, a mediação e os esforços humanitários, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas.
💥️"[Mas] a utilização maliciosa de sistemas de IA para fins terroristas, criminosos ou estatais pode causar níveis terríveis de morte e destruição, traumas generalizados e danos psicológicos a uma escala inimaginável", insistiu.
💥️Guterres manifestou também preocupação com os riscos de "falha" dos sistemas que utilizam estas tecnologias, nomeadamente nos domínios das armas nucleares, das biotecnologias, das neurotecnologias e da robótica, e insistiu na ideia de que nunca seja retirado o controlo humano na questão das armas nucleares.
💥️"São urgentemente necessários mecanismos de governação da IA", frisou o secretário-geral da ONU, que vai confiar a um grupo de peritos a tarefa de propor "opções" neste domínio até ao final do ano.
Entretanto, 💥️Guterres reiterou o apoio à criação de uma "entidade das Nações Unidas" que ajude a maximizar os benefícios da IA e a reduzir os riscos, à semelhança da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) ou do Grupo de Especialistas da ONU sobre o Clima (GIEC).
O que você está lendo é [António Guterres alerta para riscos e impactos da Inteligência Artificial na paz mundial - Computadores Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments