Quem é a Mistral AI e como conseguiu 105 milhões de euros em 4 semanas de vida e sem um produto? - Neg&

É uma startup de inteligência artificial, como o nome já faz antecipar. Promete criar um concorrente ao GPT, a tecnologia da OpenAI, e está a fazê-lo na Europa, mas o principal ingrediente para tanto entusiasmo ainda não é nenhum destes. Quem é a Mistral AI e como conseguiu 105 milhões de euros em 4 semanas de vida e sem um produto? Mistral AI

A 💥️inteligência artificial é o tema do momento e como mostra a história (curta) da Mistral AI, é também a 💥️área de investimento por excelência de quem tem capital para financiar os prováveis unicórnios do futuro.

A 💥️Mistral AI é uma startup francesa com pouco mais de um mês de existência, 💥️que partiu para a sua primeira ronda de financiamento sem um produto e até sem um site, que desse a conhecer o projeto.💥️ Isso não a impediu de conseguir angariar 105 milhões de euros, naquela que foi a maior ronda de investimento seed (inicial) alguma vez realizada na Europa, segundo os dados do site Dealroom.do.

O seu 💥️grande ativo, para já, são os três fundadores: Arthur Mensch, CEO, é um ex-colaborador da DeepMind (Google), Timothée Lacroix e Guillaume Lample trabalhavam na Meta, todos com cargos de destaque nas equipas de investigação em inteligência artificial destas companhias.

💥️Antoine Moyroud, partner de um dos fundos que participaram na ronda, a 💥️Lightspeed, admite mesmo que em todo o mundo 💥️existem hoje “80 a 100 pessoas com este nível de experiência”. Essa terá sido uma das grandes razões para uma empresa que ainda não tem resultados para mostrar conseguir garantir um financiamento que atirou a sua valorização para os 240 milhões de euros, segundo vários meios.

Startups estão a crescer menos, mais devagar e com maior dificuldade de financiamento

Ver artigo

A outra grande razão, explica o mesmo investidor citado pelo Financial Times, é que hoje “💥️para o bem e para o mal, as exigências em termos de capacidade de computação e acesso a talento de topo, para lançar uma start-up de IA, fazem destes projetos de capital muito intensivo”.

Nas declarações, entretanto feitas a outros meios a equipa da Mistral.AI confirma que boa parte do financiamento angariado vai servir para contratar a capacidade computação necessária para💥️ treinar o modelo de linguagem que está a desenvolver (Large Language Model), que será idêntico ao sistema de IA generativa criado pela OpenAI e que alimenta o ChatGPT.

A empresa também revelou que pretende 💥️criar soluções open source, com modelos que vão ser treinados apenas com dados disponíveis publicamente, e que estará 💥️exclusivamente focada no mercado empresarial.

Em declarações citadas pelo TechCrunch, Arthur Mensch diz que a Mistral AI vai trabalhar em 💥️soluções que ajudem a resolver um dos grandes desafios do momento, na sua perspetiva: “tornar a inteligência artificial útil”.

O💥️ primeiro modelo de linguagem de IA generativa da Mistral AI, baseado em texto, deve estar disponível no início do próximo ano. Será a base para ajudar empresas a melhorarem processos nas áreas de I&D, serviço ao cliente e marketing. Pretende também disponibilizar ferramentas que facilitem a criação de novos produtos com IA.

Além da 💥️Lightspeed Venture Partners, que liderou a ronda de capital e que também já investiu noutros projetos de grande sucesso no sector tecnológico, como o Snapchat, Epic Games ou StabilityAI, a Mistral AI ganhou, e nalguns casos contava já, com outros investidores de peso.

Além da 💥️JCDecaux e de 💥️vários fundos de França, Alemanha, Itália, Bélgica e Reino Unido, também o banco francês de investimento Bpifrance investiu na empresa, assim como ex-CEO da Google, 💥️Eric Schmidt, ou o multimilionário francês 💥️Xavier Niel.

Os dados da Dealroom.com confirmam que n💥️a Europa há um esforço claro para apoiar projetos de IA, que este ano ganhou escala. Os fundos de investimento💥️ já alocaram 4 mil milhões de dólares a projetos nesta área, num número que junta Israel à Europa. Ainda assim, nos 💥️Estados Unidos o investimento em startups de IA este ano já é seis vezes superior (25 mil milhões de dólares).

O que você está lendo é [Quem é a Mistral AI e como conseguiu 105 milhões de euros em 4 semanas de vida e sem um produto? - Neg&].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...