Cabo submarino EllaLink une esforços à EXA Infrastructure para ligar América do Sul a centros d

O acordo entre a EllaLink e a EXA Infrastructure pretende estabelecer um serviço conjunto transatlântico único que liga a América do Sul aos principais centros empresariais da Europa. Cabo submarino EllaLink une esforços à EXA Infrastructure para ligar América do Sul a centros de dados europeus

O acordo foi hoje anunciado, numa parceria entre o cabo submarino de fibra ótica de alta capacidade que liga diretamente a Europa à América do Sul, o EllaLink, e a plataforma de infraestrutura digital EXA Infrastructure. Segundo informação partilhada, 💥️através desta parceria, os clientes de ambas as empresas irão beneficiar da mais recente rota de dados direta de alta capacidade através do Atlântico, que se liga à rede europeia da EXA.

"💥️A rota de 9.120 quilómetros permitirá que o tráfego de Internet contorne a América do Norte e proporcione um aumento de 50% no desempenho da rede entre os data centers localizados no Brasil, Portugal e Espanha", explica a empresa em comunicado. Uma vez implementado, os clientes da EllaLink passarão a beneficiar de conectividade ótica de e para Sines, em Portugal, graças à interligação direta com a rede pan-europeia da EXA.

"Até ao presente momento 💥️investimos 39 milhões de euros na rede em Portugal e Espanha e esta parceria irá dar-nos a possibilidade de nos conectarmos com a América do Sul, colmatando a lacuna de conectividade para empresas que operam nestas geografias em franco crescimento e com uma enorme necessidade de largura de banda”, sublinha Nick Collins, CCO da EXA Infrastructure.

A 💥️EllaLink e a EXA estão também a colaborar no projeto Olisipo, um sistema único de cabo que liga os principais data centers e todos as estações de amarração de cabos em Portugal. As empresas afirma que este projeto irá reforçar a conectividade e melhorar a infraestrutura de rede em Portugal, que está a emergir como outro importante hub digital no sul da Europa.

Ellalink

O EllaLink foi inaugurado em 2023 durante a presidência portuguesa do Conselho da UE e é a primeira ligação direta de alta velocidade por cabo submarino entre a Europa e a América do Sul. O projeto de construção do cabo submarino de transmissão de dados foi aprovado em 2023 e vem trazer 💥️uma capacidade de 100 Tb de transmissão de dados e ligação a 6 datacenters.

Segundo um estudo da Copenhagen Economics, encomendado pela Google, 💥️os cabos submarinos EllaLink e Equiano, este segundo financiado pela Google, podem render até 500 milhões de euros por ano no PIB português. A gigante tecnológica afirma que os cabos terão um impacto nas melhorias da infraestrutura digital, quando estes estiverem operacionais, daqui a cerca de um ano.

O que você está lendo é [Cabo submarino EllaLink une esforços à EXA Infrastructure para ligar América do Sul a centros d].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...