32º Congresso APDC: Plataforma de streaming única que junte os operadores de media em Portugal? É
A aposta no digital tem sido comum entre os principais operadores de media em Portugal, que contudo lutam para rentabilizar os seus investimentos. A c💥️riação de uma plataforma de streaming única em Portugal poderia ser uma alternativa. A ideia foi lançada por 💥️Nicolau Santos, presidente da RTP, durante a sessão THE STATE OF THE NATION OF MEDIA, favoravelmente acolhida tanto por parte de 💥️Francisco Pedro Balsemão, da Impresa, como por parte de 💥️Pedro Morais Leitão, da Media Capital.
“Se os três operadores estivessem juntos a produzirem os seus conteúdos de streaming teriam obviamente outra possibilidade de negociarem e de estarem presentes no mercado internacional”, defendeu Nicolau Santos.
💥️Acabar com a Televisão Digital Terrestre?
💥️A Media Capital defende a ideia. “Estes três operadores gastam muitos milhões de euros por ano a transmitir para 150 mil pessoas que se calhar mais valia usarmos a tarifa social da internet para lhes por conteúdos à séria em casa”, referiu 💥️Pedro Morais Leitão. O CEO da Media Capital considera que se o tema não for pensado já agora e a licença em janeiro de 2024 for renovada para os próximos sete anos, “nessa altura teremos zero lares a ter TDT em Portugal”.
💥️Veja as imagens do 32º Congresso da APDC
Já 💥️Francisco Pedro Balsemão comentou o facto de neste momento não ser possível acabar com a TDT devido à legislação que regula o tema, mas sublinhou que 💥️os operadores pagam demais pela TDT, face ao retorno retirado.
Sem se comprometer, afirmando que a TDT “está no contrato de concessão”, 💥️Nicolau Santos comentou as ideias de custo excessivo suportado pelos operadores e a evolução do número de lares que só tem acesso à TV através da TDT, 💥️e admitiu que “se calhar existem outras maneiras que saem mais barato a toda a gente e, eventualmente, são mais eficazes do que aquilo que existe atualmente”.
Mesmo na hipótese de a lei mudar, Nicolau Santos não se comprote. Já 💥️Pedro Morais Leitão respondeu que mesmo sem a lei mudar,💥️ a TVI pode estar interessada em deixar de ser um canal generalista "simplesmente para deixar de estar obrigada a transmitir pela TDT".
💥️Audiências quanto vos quero
Atualmente há uma 💥️enorme fragmentação de audiências, através de outros meios, o que se tornou num desafio para os operadores tradicionais. “Em resultado disso, a publicidade está a cair abissalmente e há concorrência desleal por parte dos grandes operadores estrangeiros”, referiu Nicolau Santos.
Francisco Pedro Balsemão deixou a 💥️visão da publicidade como comunicação comercial, que “vai continuar a ser fundamental para as pessoas conhecerem o que existe no mercado e os anunciantes venderem”. Apontou também a fragmentação existente para a receção da informação por parte dos consumidores, defendendo que os media portugueses terão de encontrar caminhos para entregar conteúdos. “Agora, isso é mais fácil de dizer do que fazer. Temos de saber como alocar os nossos recursos e orçamentos”
Às afirmações dos “colegas”, Pedro Morais Leitão acrescentou números, afirmando que tem havido uma 💥️reconfiguração grande do portfolio dos serviços de publicidade oferecido aos anunciantes. “Com alguma subida de preço, mas tem sido mais rápida a queda de ritmo e a transferência de receitas para outros meios, particularmente os digitais. Neste momento, 25% do mercado de publicidade convencional é feito para as plataformas globais”.
O que você está lendo é [32º Congresso APDC: Plataforma de streaming única que junte os operadores de media em Portugal? É].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments