Serviços de alta velocidade em local fixo subscritos por 85% dos portugueses - Telecomunicações

Ao todo, em 2022, o número de clientes residenciais de serviços de alta velocidade em local fixo atingiu 3,5 milhões de utilizadores, segundo dados da Anacom. Serviços de alta velocidade em local fixo subscritos por 85% dos portugueses Tek

Um novo relatório da Anacom relativo a 2022, destaca que o número de clientes residenciais de serviços de alta velocidade em local fixo foi de 3,5 milhões, um crescimento de 6,5% que o ano anterior. 💥️Nove em cada 10 novos clientes de redes de alta velocidade já utilizam fibra ótica (FTTH). Neste caso, 84,8% das famílias já dispõem de subscrições em redes de alta velocidade em local fixo.

As 💥️regiões com maior incidência é Lisboa (97,6%), Açores (94,4%), Madeira (92,3%) e Algarve (88,8%) registou-se uma incidência dos serviços superiores à média. As regiões Norte (81%), Centro (76,8%) e Alentejo (66,8%), que têm a penetração mais baixa destes serviços, foram as que cresceram acima da média nacional.

No período analisado, 89% das ligações eram realizadas com velocidades de 100 Mbps, num crescimento de 2,8% em relação ao ano anterior. E as velocidades entre os 100 Mbps e 400 Mbps representam 48,5%, neste caso, houve uma quebra de 6,8% face ao mesmo período homólogo do ano passado. Houve também um crescimento de 6,2% para as ligações com médias de velocidade entre os 400 Mbps e 1 Gbps, representando 33,7% dos utilizadores. 💥️Por fim, para ligações com velocidades acima de 1 Gbps eram acedidos por 6,8% dos utilizadores, representando um crescimento de 3,4%.

💥️Veja na galeria mais dados sobre a cobertura de rede:

A Anacom refere que, segundo dados da Comissão Europeia, 💥️Portugal estava em quarto lugar na lista da maior proporção de acessos com velocidades de download iguais ou superiores a 100 Mbps, representando 87,4%.

💥️Portugal já tem cerca de 6 milhões de alojamentos com cablagem de rede de alta velocidade, representando um crescimento de 2,1% face a 2023, mas por outro lado teve um crescimento inferior ao anterior ano homólogo que foi de 3,8%. Já a cobertura das redes de alta velocidade foi de 93,9%, um crescimento de 1,9% face a 2023.

Na cobertura por região, Lisboa, Madeira e Açores encontravam-se acima da média. A 💥️Anacom realça o crescimento do número de alojamentos cablados no Algarve (+4,4%), no Centro (+3,6%), no Norte (+2,4%) e no Alentejo (+1,6%), “regiões onde a cobertura de redes de alta velocidade se aproximou da média nacional, reforçando-se assim a coesão territorial”, refere no comunicado.

O 💥️regulador estima que cerca de 68,1% dos alojamentos e estabelecimentos cablados tenham sido efetivamente utilizados em serviços, tanto para clientes residenciais, como não residenciais. As ligações FTTH foi de cerca de 5,9 milhões, num crescimento de 2,5% face ao ano anterior, representando uma cobertura de 91,9%.

O que você está lendo é [Serviços de alta velocidade em local fixo subscritos por 85% dos portugueses - Telecomunicações].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...