Perfis do Instagram são clonados para golpe em site que vende nudes

Um novo golpe no Instagram clona perfis e usa as fotos do usuário para criar contas falsas nos sites OnlyFans e JustForFans, utilizados para a venda de nudes na Internet. A informação foi revelada pela Revista em reportagem publicada na última sexta-feira (7). Segundo a investigação conduzida pelo veículo, modelos são as principais vítimas do esquema criminoso, que já foi aplicado no Canadá, Estados Unidos, Tailândia, Reino Unido e França.

LEIA: Inteligência artificial pode facilitar crimes e terrorismo; entenda perigo

Com funcionamento semelhante ao de uma rede social, os sites OnlyFans e JustForFans permitem que os usuários vendam fotos íntimas e outros tipos de conteúdo adulto aos seguidores (fãs), que pagam uma taxa mensal para acessar os materiais postados.

Perfis do Instagram são usados para golpe em sites de venda de nudes — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo 1 de 2 Perfis do Instagram são usados para golpe em sites de venda de nudes — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Perfis do Instagram são usados para golpe em sites de venda de nudes — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O golpe usa conteúdos publicados no Instagram de pessoas jovens, especialmente mulheres, para criar perfis falsos que atraem usuários a páginas fraudulentas do OnlyFans e JustForFans hospedadas no construtor de sites Wix. Com visual muito semelhante ao da plataforma original, o site falso, vinculado à bio do Instagram, pede que a vítima insira informações bancárias para desfrutar um teste gratuito do serviço.

Quatro dicas para proteger suas informações online

Quatro dicas para proteger suas informações online

Usadas como isca, as contas falsas no Instagram adotam o mesmo nome e foto de perfil da conta original, além de biografia e arroba similares aos da pessoa que teve as fotos roubadas. Para atrair seguidores, a conta fake segue centenas de pessoas que seguem e interagem com o usuário autêntico. Após criarem o perfil falso, os criminosos bloqueiam a conta real, impedindo a vítima de saber que o fake existe.

Página inicial do site OnlyFans — Foto: Reprodução/OnlyFans 2 de 2 Página inicial do site OnlyFans — Foto: Reprodução/OnlyFans

Página inicial do site OnlyFans — Foto: Reprodução/OnlyFans

A modelo Alay Bowker está entre as pessoas que tiveram o perfil do Instagram clonado. Ela foi avisada por amigos e seguidores de que havia uma conta na rede social e no site JustForFans usando suas fotos e vídeos.

“Pessoas que conheço na indústria [de modelos] começaram a seguir a conta porque pensaram que era eu. Um fotógrafo até me ligou depois de ver o perfil e os Stories do Instagram dizendo 'Que p***a é essa! Você está fazendo um [JustForFans]?'", disse Bowker em entrevista à . Segundo o veículo, ainda não se sabe quem está por trás do golpe.

O que dizem o Wix e o Instagram

Procurado pela , o Wix não se manifestou sobre o caso. O Instagram, por sua vez, disse que "não permite que pessoas se passem por outras" e que "não vai tolerar extorsão ou assédio desta natureza".

“Recomendamos que as pessoas denunciem esses falsificadores e golpes. Não queremos que ninguém tenha a conta falsificada ou seja enganado desta ou de qualquer outra, então continuaremos melhorando nossos sistemas e equipes para garantir que estejamos agindo o mais rápido possível para manter nossa comunidade segura”, afirmou o Instagram em comunicado à .

Alay Bowker, no entanto, disse que ela e seus amigos denunciaram a conta falsa ao Instagram, mas a rede social só tirou o perfil do ar após seis dias, pouco tempo depois de a Vice questionar a empresa de Mark Zuckerberg sobre o caso.

Via Vice

O que você está lendo é [Perfis do Instagram são clonados para golpe em site que vende nudes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...