Quatro games que fracassaram na indústria mundial
Quando se trata de jogos, nem todo lançamento aguardado é sinônimo de sucesso. De games que não atenderam às expectativas criadas a outros que gastaram mais do que arrecadaram, a indústria está repleta de decepções. Um levantamento da Betway Insider publicado em 17 de fevereiro apurou os quatro maiores fracassos de todos os tempos no universo dos jogos. Duke Nukem Forever e Cyberpunk 2077 são alguns dos destaques. Confira a lista completa nas linhas a seguir.
Sucesso: cinco games que faturaram muito com pouco investimento
1 de 5 Decepcionante por sua baixa performance, Cyberpunk 2077 é considerado um fracasso da indústria de jogos — Foto: Reprodução/TechTudoDecepcionante por sua baixa performance, Cyberpunk 2077 é considerado um fracasso da indústria de jogos — Foto: Reprodução/TechTudo
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💥️1. Duke Nukem Forever
O quinto jogo da série Duke Nukem foi anunciado em 1997, como uma sequência de Duke Nukem 3D. Seu desenvolvimento foi um dos mais longos da história, com duração total de 14 anos. Ao longo de todo esse tempo, o game ganhou diferentes previsões de lançamento, que, logo após seus anúncios, eram canceladas. Em 2001, porém, a desenvolvedora 3D Realms optou por uma tática diferente: anunciou que o título chegaria ao mercado somente “quando estivesse pronto.”
O próprio desenvolvimento de Duke Nukem Forever foi muito conturbado. Além dos adiamentos, aconteceu uma batalha jurídica entre a publicadora e a desenvolvedora do título. Por causa disso, o jogo acabou passando para as mãos da Gearbox, que o entregou ao mercado apenas em 2011. Seu lançamento foi para PlayStation 3 (PS3), Xbox 360 e PC.
2 de 5 Duke Nukem Forever demorou mais de 10 anos para chegar ao mercado — Foto: Divulgação/Gearbox SoftwareDuke Nukem Forever demorou mais de 10 anos para chegar ao mercado — Foto: Divulgação/Gearbox Software
Mesmo que na época fosse um dos games mais aguardados de todos, Duke Nukem Forever foi uma grande decepção para o público, tendo recebido uma chuva de reviews negativos. Os pontos criticados pelos fãs e pela mídia iam desde os gráficos e mecânicas mal polidas até questões como enredo e humor, que foram considerados datados para o período. A recepção ruim fez com que Duke Nukem Forever acumulasse apenas 376 mil unidades vendidas, metade do que foi estimado pela publicadora Take-Two Interactive.
💥️2. E.T. the Extra-Terrestrial
Querendo surfar na onda de sucesso do filme E.T.: O Extraterrestre, de Steven Spielberg, a Atari lançou um jogo que marcou como um dos casos mais infames da história dos videogames. Para dar vida ao projeto, investiu US$ 21 milhões (cerca de R$ 116 milhões, em conversão direta) em licenças autorais e pagou um desenvolvedor indicado pelo próprio Spielberg para entregar o jogo a tempo do Natal.
3 de 5 E.T. the Extra-Terrestrial teve um grande lote de cartuchos enterrado por muitos anos — Foto: Reprodução/Atari ArchivesE.T. the Extra-Terrestrial teve um grande lote de cartuchos enterrado por muitos anos — Foto: Reprodução/Atari Archives
Logo que chegou às lojas, E.T. the Extra-Terrestrial teve um alto sucesso comercial, com cerca de 1,5 milhões de cópias vendidas. No entanto, apesar do sucesso em vendas, o desapontamento com o jogo lançado para o Atari foi geral. Massacrado pela crítica e pelos jogadores, sua gameplay foi considerada confusa, e seus gráficos de qualidade duvidosa. Gerou um prejuízo altíssimo à empresa, que na época já andava em maus lençóis, com mais de 3 milhões de cartuchos devolvidos das lojas. Após isso, Atari enterrou as cópias de E.T. the Extra-Terrestrial em um aterro no Novo México.
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