‘Pesadelo’: robô Astro monitora tudo que as pessoas fazem em casa

O simpático robô Astro, revelado pela Amazon nesta semana, pode não ser tão amistoso quanto parece. De acordo com profissionais que estiveram envolvidos no desenvolvimento do produto, ele representaria um “pesadelo para a privacidade” e não deveria nem mesmo ser colocado à venda. As declarações estão em documentos obtidos pelo portal . Os engenheiros qualificaram o robô como um "desastre", além de chamá-lo de "terrível".

Por sua vez, a Amazon refutou as alegações e afirmou que as informações são imprecisas e não refletem o estado atual do produto de US$ 1.000. A fabricante ressaltou que os documentos vazados seriam sobre um estágio inicial de concepção do Astro.

🔎 Robôs limpam a casa e prometem bom custo-benefício; compare modelos

Astro seria um "pesadelo de privacidade" e propenso a quebras e acidentes — Foto: Divulgação/Amazon 2 de 3 Astro seria um "pesadelo de privacidade" e propenso a quebras e acidentes — Foto: Divulgação/Amazon

Astro seria um "pesadelo de privacidade" e propenso a quebras e acidentes — Foto: Divulgação/Amazon

Anunciado pelo equivalente a R$ 5.390, o robô precisa de acesso constante à internet pois o seu conjunto de sensores ficam ligados durante 100% do tempo, coletando sons e imagens do ambiente. Em virtude disso, os desenvolvedores classificaram o Astro como um problema para a privacidade dos moradores da casa.

Os engenheiros afirmaram também que o Astro teria dificuldades para reconhecer escadas e que estaria propenso a quedas e acidentes. Outro problema relatado diz respeito à sua capacidade de identificar pessoas através do reconhecimento facial.

Além de dados de imagem e som, o robô pode criar relatórios precisos sobre o cotidiano de famílias, além de mapeamentos detalhados dos cômodos de uma casa, seus horários de uso e tráfego de pessoas. Esses dados teriam aplicação na necessidade do Astro saber por onde pode e deve transitar, mas por outro lado podem representar brechas sérias, caso caiam nas mãos de invasores.

Profissionais envolvidos no projeto também afirmaram que o mastro que a base onde fica a tela do robô seria frágil e propensa a quebrar, segundo os documentos obtidos pela . Além disso, eles identificam promessas de proteção da residência e ajuda a idosos como “fora da realidade”.

Robô Astro promete cuidados especiais com idosos — Foto: Divulgação/Amazon 3 de 3 Robô Astro promete cuidados especiais com idosos — Foto: Divulgação/Amazon

Robô Astro promete cuidados especiais com idosos — Foto: Divulgação/Amazon

Outra crítica que se faz ao produto tem relação ao seu funcionamento em atividades de patrulha. De acordo com o material de divulgação da Amazon, o robô teria a habilidade de identificar estranhos na residência e segui-los pelo ambiente. Fontes envolvidas no projeto, no entanto, alegam que a tecnologia de reconhecimento é imprecisa o suficiente para que o robô acabe confundindo moradores com estranhos.

O que diz a Amazon

Confira o posicionamento da Amazon na íntegra:

O que você está lendo é [‘Pesadelo’: robô Astro monitora tudo que as pessoas fazem em casa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...