Halo Infinite traz tom clássico e busca atrair novos players; veja teste

Halo Infinite é o novo jogo da franquia de tiro do Xbox Game Studios que completa 20 anos em 2023. Desde segunda-feira (15), jogadores já estão desfrutando o multiplayer grátis, uma das mudanças do novo jogo para Xbox One, Xbox Series X/S e PC. No entanto, a expectativa continua para a campanha do Spartan Master Chief, que será lançada em 8 de dezembro. Na mesma data, o jogo chega também ao Xbox Game Pass, inclusive no serviço Xbox Cloud Gaming, que permite jogar no celular Android ou iPhone (iOS), tablets e PC.

O 💥️TechTudo teve acesso antecipado a quatro missões da campanha de Halo Infinite e conversou com o chefe de criação da 343 Industries, Joseph Staten, para entender como foi criar o novo capítulo da franquia que atravessa gerações.

🎮 Testamos Halo Infinite Multiplayer; veja as impressões do beta aberto

Master Chief tem ajuda de Arma e um piloto para tentar salvar a humanidade — Foto: Reprodução/Nathalia Duarte 1 de 6 Master Chief tem ajuda de Arma e um piloto para tentar salvar a humanidade — Foto: Reprodução/Nathalia Duarte

Master Chief tem ajuda de Arma e um piloto para tentar salvar a humanidade — Foto: Reprodução/Nathalia Duarte

O ponto de partida

De acordo com o chefe da 343 Industries, o jogo seis de Halo é um “reboot espiritual”. A história não é igual ao dois primeiros games para poder ser exatamente um reboot, porém recria a atmosfera de Halo 1 e 2 ao mesmo tempo que mantém o enredo simples para atrair os diversos novos players que são esperados.

Criar um jogo para agradar sua base de fãs e ao mesmo tempo trazer uma nova audiência foi um dos grandes desafios da equipe, aponta Staten. “A gente quer capturar a sensação clássica dos primeiros títulos, mas ao mesmo tempo modernizar com novos sistemas de jogos e deixar mais acessível possível, por exemplo, com o free to play”.

A história continua após 18 meses do fim de Halo 5: Guardians, lançado há seis anos. Os jogadores assumem mais uma vez o papel de Master Chief neste game em primeira pessoa. Desta vez, o objetivo será descobrir o que aconteceu com Cortana, vilã do jogo anterior, e derrotar os Banidos, inimigos da UNSC que agora controlam Zeta Halo.

Chief é encontrado desacordado por um piloto após a batalha final de Guardians. Todo o universo se encontra destruído depois da luta que terminou com a vitória dos Banidos. O sobrevivente reanima o Spartan e tem a esperança de voltar para casa. No entanto, ao receber um sinal na aeronave, o herói decide investigar o resta do espaço e embarca em sua primeira missão com o objetivo de sempre: salvar a humanidade.

Master Chief encontra humanos torturados por Banidos em Halo Infinite — Foto: Reprodução/Nathalia Duarte 2 de 6 Master Chief encontra humanos torturados por Banidos em Halo Infinite — Foto: Reprodução/Nathalia Duarte

Master Chief encontra humanos torturados por Banidos em Halo Infinite — Foto: Reprodução/Nathalia Duarte

Gameplay sem firulas, mas com ritmo

O primeiro item que o jogador pode utilizar em Halo Infinite é o Grabbleshot, um gancho que permite se agarrar a lugares mais altos ou se movimentar mais rápido pelo mapa, inclusive para golpear. Conforme avança, é possível encontrar mais armas e escolher a que se encaixa melhor para cada combate. As mais abundantes, como a Needler e Pistola de Plasma, são obviamente as mais fracas e servem para batalhar contra monstros que servem apenas como um obstáculo. Já outras favorecem um duelo à distância contra Banidos mais fortes.

Ao longo do cenário, é possível encontrar áreas de recargas com energia cinética, granadas e bombas. Quando você está chegando a um inimigo mais forte, é perceptível a mudança no ritmo do jogo: as opções de armas e munições começam a se tornar escassas. Assim você não consegue se preparar tão bem como gostaria e, além de precisar batalhar contra Atriox, por exemplo, terá que percorrer o ambiente para achar munições.

Zeta Halo está dominada pelos Banidos — Foto: Reprodução/Nathalia Duarte 3 de 6 Zeta Halo está dominada pelos Banidos — Foto: Reprodução/Nathalia Duarte

Zeta Halo está dominada pelos Banidos — Foto: Reprodução/Nathalia Duarte

Ao chegar em Zeta Halo, o título ganha ainda mais mobilidade. Segundo Joseph, este é o maior mapa de toda a saga (o mais caro, inclusive!). A grande mudança aqui será a possibilidade de explorar a Installation 07, algo que não era tão livre e nem oferecia muitas opções nos títulos anteriores.

Os jogadores podem seguir as missões de forma linear, mas também há a possibilidade de visitar bases de operações da UNSC que foram tomadas pelos Banidos, como Foxtrot e Golf. Nelas, o objetivo será recuperar a posse do local e desbloquear outros itens, como um veículo que é de grande ajuda para percorrer um mundo tão vasto.

É possível desbloquear veículos após dominar as bases de operação de Halo Infinite — Foto: Reprodução/Nathalia Duarte 4 de 6 É possível desbloquear veículos após dominar as bases de operação de Halo Infinite — Foto: Reprodução/Nathalia Duarte

É possível desbloquear veículos após dominar as bases de operação de Halo Infinite — Foto: Reprodução/Nathalia Duarte

A personalização continua ao longo da jogatina com Núcleos de Spartan. Eles são partes da armadura de Master Chief que estão espalhadas pelo mapa ao longo das missões. Ao encontrá-las, o player pode escolher o que usar em cada área do corpo para deixá-la mais forte e apropriada para os combates.

Elementos sonoros que ditam o tom épico

Halo traz um quê de uma saga épica, o que não poderia ser diferente para um jogo que está há 20 anos no mercado. Um ponto muito positivo é a dublagem do título, que traz vozes imponentes que se encaixam com os personagens. Já no quesito de música, a partir do momento que você abre o menu do jogo, já entra no clima de aventura.

A trilha sonora acompanha cada parte da jogatina e coloca o jogador na intensidade certa para o combate. O ritmo entrega o momento em que é necessário tomar cuidado ou onde pode relaxar e explorar. No entanto, o ponto forte é mesmo durante o combate. O tom épico ajuda o player a continuar, dar aquele gás para conseguir chegar ao objetivo e não desistir. Depois de vencer, é claro, a comemoração também chega e você se sente um verdadeiro Spartan.

A Torre foi a missão mais complicada do preview de Halo Infinite — Foto: Reprodução/Nathalia Duarte 5 de 6 A Torre foi a missão mais complicada do preview de Halo Infinite — Foto: Reprodução/Nathalia Duarte

A Torre foi a missão mais complicada do preview de Halo Infinite — Foto: Reprodução/Nathalia Duarte

Desenvolvimento de um mundo grande

Halo Infinite deveria ter sido lançado junto com o Xbox Series X/S, no entanto, sofreu atrasos na produção por conta da pandemia. Isso se reflete até o seu lançamento: os modos co-op e Forge, clássicos da saga, não chegarão no dia 8 de dezembro, mas só depois de maio de 2022, segundo o site EuroGamer.

O game traz, como já mencionamos, o maior mundo já visto na saga graças aos avanços tecnológicos que surgiram nessas duas décadas. A ideia é que o jogador possa explorar da melhor forma possível no mundo do anel, o que antes era um sonho para os desenvolvedores. Agora, segundo Joseph, é possível subir em grandes montanhas, dirigir até ilhas, explorar cavernas e mais.

Mundo de Halo Infinite é enorme e deixa o jogador livre para se divertir — Foto: Reprodução/Halo Infinite 6 de 6 Mundo de Halo Infinite é enorme e deixa o jogador livre para se divertir — Foto: Reprodução/Halo Infinite

Mundo de Halo Infinite é enorme e deixa o jogador livre para se divertir — Foto: Reprodução/Halo Infinite

Ao mesmo tempo, novas plataformas recebem o jogo pelo Game Pass, então esse foi um ponto de atenção no desenvolvimento. O multiplayer gratuito é a grande oportunidade para a chegada de novos jogadores à franquia. “Isso significa que a gente precisou fazer o game funcionar em todas as plataformas, de forma estável e com alta qualidade”, Staten explica. “Na campanha, tivemos que checar se o jogo estava rodando bem em um hardware mais antigo ou um PC com especificações menos robustas”, completa.

Desde o início da semana, fãs reclamam da progressão do Battle Pass do multiplayer. Sobre isso, Staten comenta que estão atentos aos pedidos dos fãs e que planeja mudanças. O lançamento em formato beta é justamente para haver possibilidades de ajustes. “Algumas coisas poderão ser feitas de forma mais rápida, outras levarão mais tempo já que ainda estamos desenvolvendo o co-op e o modo Forge da campanha”, explica. Algumas medidas, inclusive, foram anunciadas na quarta-feira (17).

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