O que é WhatsApp Beta? Versão de teste tem funções exclusivas

O WhatsApp Beta é a versão de testes do popular mensageiro. Seu aplicativo está disponível para Android e iPhone (iOS), assim como a versão estável do WhatsApp. O diferencial é que, no Beta, usuários têm acesso a uma série de funcionalidades exclusivas disponibilizadas em período de teste. Na lista abaixo, o 💥️TechTudo responde a cinco perguntas sobre o WhatsApp Beta. A seguir, você pode conferir quais recursos estão disponíveis no programa e como participar da versão de testes do app.

LEIA: 6 dicas para fazer posts melhores no WhatsApp Status

WhatsApp Beta: entenda o que é o programa de testes disponível para Android e iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Helito Beggiora 1 de 7 WhatsApp Beta: entenda o que é o programa de testes disponível para Android e iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

WhatsApp Beta: entenda o que é o programa de testes disponível para Android e iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Como baixar WhatsApp versão beta? Tire essa e outras dúvidas no Fórum do TechTudo.

1. O que é o WhatsApp Beta?

O WhatsApp Beta é a versão de testes do famoso aplicativo de mensagens. Ela conta com novos recursos e atualizações do mensageiro, e os usuários inscritos no programa podem avaliar essas funcionalidades antes de serem disponibilizadas no app padrão. O programa funciona como um aplicativo que está em desenvolvimento: novas funções são adicionadas no app para que um pequeno grupo de pessoas teste e avalie a usabilidade dessas funções.

A versão Beta do WhatsApp tem pontos positivos e negativos. Enquanto usuários do aplicativo de testes podem experimentar funções preliminares do mensageiro antes desses recursos irem para a versão estável do app, o Beta também pode apresentar instabilidades com maior frequência. Vale dizer que a versão de testes tem app para Android e iPhone (iOS).

2. Quais funções estão sendo testadas em beta?

Recentemente, algumas funções foram flagradas em testes no WhatsApp Beta. O site especializado WABetaInfo reportou alguns desses recursos, como a nova função que permite adicionar reações com emoji às mensagens, de forma similar como acontece com o Messenger do Instagram e do Facebook. A função deve permitir ainda que usuários ativem ou desabilitem as notificações de reação.

Uma função notada pelo mesmo site em novembro permite modificar o prazo de validade das mensagens temporárias, que poderia ser definida para se autodestruir em 24 horas, sete dias ou 90 dias. Atualmente, só é possível habilitar mensagens que se autodestroem em sete dias no WhatsApp padrão. Além disso, outro recurso flagrado pelo portal no início do mês permite apagar mensagens "para todos" sem limite de tempo. No WhatsApp estável, as mensagens podem ser deletadas em até uma hora.

Outra função que está sendo testada permite esconder o "visto por último", a foto de perfil e o recado para contatos específicos do app. Esses recursos ainda não estão disponíveis no aplicativo estável do mensageiro e, por se tratarem de funções ainda em desenvolvimento, também não é possível saber se elas realmente serão lançadas no app padrão.

As mensagens temporárias somem do aplicativo após um período de sete dias — Foto: Marcela Franco/TechTudo 2 de 7 As mensagens temporárias somem do aplicativo após um período de sete dias — Foto: Marcela Franco/TechTudo

As mensagens temporárias somem do aplicativo após um período de sete dias — Foto: Marcela Franco/TechTudo

3. Como funciona o beta do WhatsApp Desktop?

Em agosto, o WhatsApp também liberou uma versão beta do app para computador, que pode ser baixada por quem tem Windows ou macOS. Ao instalar a versão beta no PC, o usuário passa a receber as atualizações do programa de forma automática, assim como acontece no app Beta para Android e iPhone (iOS).

Atualmente, testadores beta do WhatsApp para desktop têm acesso a dois novos recursos para áudios: o primeiro permite pausar a gravação para interromper momentaneamente a captura da voz, e o segundo permite ouvir o áudio antes de enviá-lo ao destinatário. Além disso, o beta para computador também disponibilizou uma função para gerenciar quem pode ver o status de "visto por último", a foto de perfil e o recado.

4. Como entrar no WhatsApp Beta? E sair?

No Android, é possível se inscrever no programa a partir da Play Store. Para isso, você deve tocar sobre o app e deslizar a tela para baixo até encontrar a aba "Participar do programa Beta". Em seguida, selecione "Participar", confirme a ação e atualize o app. Atualmente, o programa de testes no Android já atingiu o limite de participação.

Ingressando no programa de testes do WhatsApp Beta — Foto: Reprodução/Helito Beggiora 3 de 7 Ingressando no programa de testes do WhatsApp Beta — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Ingressando no programa de testes do WhatsApp Beta — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Agora, para sair da versão de testes e usar o WhatsApp estável no Android, o procedimento é bem parecido. Você deve acessar a Play Store e ir até "Apps instalados". Em seguida, toque sobre o WhatsApp e deslize a tela até a seção "Você é um testador Beta". Na sequência, selecione "Sair", confirme a ação e desinstale o app do celular. É recomendado que você faça backup do app antes de iniciar o procedimento para não correr o risco de perder as conversas.

Saindo do programa de testes do WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Beggiora 4 de 7 Saindo do programa de testes do WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Saindo do programa de testes do WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Para usar o WhatsApp Beta no iPhone (iOS), é necessário instalar o TestFlight antes. Depois disso, você deve acessar o link "testflight.apple.com/join/s4rTJVPb" (sem aspas), tocar em "Accept" e, depois, em "Install". Ao finalizar o procedimento, basta selecionar "Open" para abrir o programa.

Confirme a instalação do WhatsApp Beta no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Helito Beggiora 5 de 7 Confirme a instalação do WhatsApp Beta no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Confirme a instalação do WhatsApp Beta no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Para abandonar a versão de testes no iOS, o passo a passo também é bem simples: basta abrir o TestFlight, tocar sobre o WhatsApp e, em seguida, pressionar "Stop testing". Para finalizar o procedimento, você deve desinstalar e instalar o WhatsApp novamente no celular. Lembre-se de fazer o backup das conversas antes para não perder os dados.

Deixando de participar do programa de testes do WhatsApp no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Helito Beggiora 6 de 7 Deixando de participar do programa de testes do WhatsApp no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Deixando de participar do programa de testes do WhatsApp no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

5. Como descobrir quando há vagas no WhatsApp Beta?

O programa para usuários testadores já atingiu o limite de participantes no Android. No entanto, é possível receber notificações quando houverem novas vagas disponíveis usando o app BetaManiac. Pela plataforma, você pode verificar quais apps instalados no celular possuem programa beta de testes e quais deles estão com vagas disponíveis no momento.

Para receber o alerta quando o WhatsApp Beta oferecer novas vagas para testadores, toque sobre o app. Assim que houver vagas disponíveis e você for notificado, basta tocar em "Participar dos testes" para se tornar beta.

Ativando o alerta para entrar no programa de testes e aproveitar as novidades do WhatsApp Beta — Foto: Reprodução/Helito Beggiora 7 de 7 Ativando o alerta para entrar no programa de testes e aproveitar as novidades do WhatsApp Beta — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Ativando o alerta para entrar no programa de testes e aproveitar as novidades do WhatsApp Beta — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Com informações de WeTheGeek, WABetaInfo (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7)

5 funções do WhatsApp que ajudam a economizar a memória do celular

O que você está lendo é [O que é WhatsApp Beta? Versão de teste tem funções exclusivas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...