Athlon 3000G é bom? Conheça preço e ficha técnica do processador da AMD

💥️Athlon 3000G é um processador de entrada da AMD com recursos que o tornam boa opção para quem procura um PC mais barato para jogos. Rival de produtos da linha Pentium da Intel, o chip suporta overclock, tem a mesma tecnologia dos primeiros Ryzen e acompanha uma GPU Radeon Vega, que é superior às Intel UHD Graphics e suficiente para encarar games como Fortnite ou CS:GO em HD. A seguir, listamos as especificações técnicas do processador, suas características, preços e concorrentes.

🔎 Intel Core i9: veja sete processadores para comprar no Brasil em 2023

Especificações

Dual-core da AMD tem overclock e é acessível — Foto: Divulgação/AMD 1 de 4 Dual-core da AMD tem overclock e é acessível — Foto: Divulgação/AMD

Dual-core da AMD tem overclock e é acessível — Foto: Divulgação/AMD

O Athlon 3000G é um processador de entrada que, embora tenha especificações técnicas mais modestas, compartilha a mesma arquitetura Ryzen de primeira geração (já existem unidades de quarta no mercado). O Athlon é formado por dois núcleos físicos de processamento, mas, por meio da tecnologia SMT da AMD, oferece quatro threads para se comportar como se fosse um quad-core em aplicações que suportam esse recurso.

Em termos de velocidade, o Athlon é capaz de operar em 3,5 GHz de velocidade máxima. Mais simples, o processador não é compatível com nenhum tipo de turbo para aumentar essa velocidade, embora ofereça suporte a overclock.

Além dos núcleos, a CPU vem com processador gráfico integrado. A Radeon Vega 3 é uma placa gráfica também de entrada, equipada com três núcleos de processamento e capaz de chegar a velocidades de 1.100 MHz nas contas da AMD. Como qualquer placa integrada, a unidade do Athlon se beneficia do uso de RAM em dual-channel. O processador trabalha com dois canais de memória RAM tipo DDR4 de até 2.667 MHz.

Desempenho

Segundo AMD, novo Athlon é superior ao Pentium G5400 em games — Foto: Divulgação/AMD 2 de 4 Segundo AMD, novo Athlon é superior ao Pentium G5400 em games — Foto: Divulgação/AMD

Segundo AMD, novo Athlon é superior ao Pentium G5400 em games — Foto: Divulgação/AMD

O processador da AMD é um chip de entrada e, lançado em 2023, tinha ambições mais modestas do que processadores mais caros e poderosos da época. No lançamento, a AMD comparou o Athlon a produtos como o Pentium G5400, alternativa também do segmento de entrada da Intel.

Além das estimativas da AMD, comparativos indicam que a CPU poderia rodar games de forma aceitável em HD (1280 x 720 pixels), embora com alguns sacrifícios do ponto de vista da qualidade gráfica.

Um exemplo dessas estimativas sugere que o Athlon pode dar conta de encarar Fortnite com taxas superiores a 60 fps na resolução HD. Outros games com pegada mais competitiva, como CS:GO, são também exemplos de títulos que podem rodar com boa performance em sistemas construídos em torno do Athlon.

Consumo

Athlon tem TDP baixa de 35 Watts — Foto: Divulgação/AMD 3 de 4 Athlon tem TDP baixa de 35 Watts — Foto: Divulgação/AMD

Athlon tem TDP baixa de 35 Watts — Foto: Divulgação/AMD

A Advanced Micro Devices define o Athlon 3000G como um processador com TDP de 35 Watts. Esse índice mede a quantidade de energia que o processador libera como calor quando está funcionando sob situação de máxima demanda.

Nos padrões atuais, 35 Watts é pouca coisa: o processador não esquenta tanto e pode funcionar tranquilamente com o cooler que o acompanha. Como não dissipa tanto calor, o Athlon também pode suportar overclocks mais agressivos, caso o usuário tenha acesso a um bom sistema de refrigeração.

Recursos

O processador da AMD é simples e voltado ao mercado de entrada, mas conta com um diferencial significativo. O Athlon 3000G suporta overclocks, o que permite que usuários mais avançados liberem o regime de funcionamento do processador. Em termos gerais, isso aumenta a performance do componente.

Processador da AMD disputa espaço com os Pentium da Intel — Foto: Divulgação/Intel 4 de 4 Processador da AMD disputa espaço com os Pentium da Intel — Foto: Divulgação/Intel

Processador da AMD disputa espaço com os Pentium da Intel — Foto: Divulgação/Intel

Overclock é uma prática que exige algum conhecimento mais avançado e que tem seus riscos, já que modificações agressivas demais podem causar travamentos no sistema e, em alguns casos, até danificar o processador.

Em termos de compatibilidade, o Athlon vai funcionar normalmente com placas-mãe equipadas com o soquete AM4 da AMD. Modelos mais recentes podem ter algum nível de incompatibilidade com a CPU, por isso, é preciso atenção na hora da compra.

Concorrentes

O Athlon disputa mercado com processadores de entrada da Intel. Nessa classificação, entram unidades Pentium Gold das séries G4000 e G5000, além de eventualmente modelos de Core i3 de gerações passadas.

Os preços nessa faixa de mercado são convidativos. O Pentium G5400, rival direto do AMD, aparece na faixa de R$ 548, segundo buscas atuais.

Preço

O Athlon também tem bom custo-benefício. É possível encontrar o processador da AMD por anúncios na faixa de R$ 460, embora encontrá-lo atualmente não seja uma tarefa tão simples. Lançado em 2023, o produto não é tão comum nas prateleiras das lojas de maior confiança.

AMD Athlon 3000G

Especificações Athlon 3000G Lançamento Novembro de 2023 Quantidade de núcleos 2 Hyper-Threading ou SMT sim, 4 threads Velocidade até 3,5 GHz Overclock sim Memória cache 4 MB em L3 Memória DDR4 em dual-channel de até 2.667 MHz Placa de vídeo integrada Radeon Vega 3 Soquete AM4 TDP 35 Watts Fonte: AMD deslize para ver o conteúdo

Como descobrir o modelo de sua placa-mãe

O que você está lendo é [Athlon 3000G é bom? Conheça preço e ficha técnica do processador da AMD].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...