Free Fire: Dantes FF e Lazaro Sonic criam torneio para jovens em favelas

Os influenciadores de Free Fire Diego "Dantes" Eloi e Lazaro "Lazaro Sonic" da Silva criaram um torneio beneficente para crianças e jovens de comunidades do Brasil. O projeto, conhecido como X1 nas Comunidades, teve sua primeira edição no dia 15 de novembro no bairro de Vila Maria, Zona Norte de São Paulo. A disputa ocorreu entre 192 jovens no mapa aberto do game. O vencedor levou um PC gamer e um troféu personalizado. Além disso, os organizadores distribuíram ainda mais de 200 brinquedos. A próxima disputa ocorre no dia 20 de dezembro, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro.

A ação acontece em um momento de mudança no comportamento de crianças e adolescentes. Uma pesquisa realizada pelo instituto DataFavela revelou que 96% dos jovens de comunidades gostariam de se tornar atletas profissionais de jogos. Ou seja, se antes muitos deles encaravam o futebol como oportunidade única de mudar as suas vidas, jogos competitivos como o Battle Royale da Garena agora aparecem também como uma possibilidade de transformação.

🎮 Free Fire World Series 2022, mundial do jogo, acontecerá em maio

X1 Nas Comunidades teve sua primeira edição realizada em São Paulo e premiou o vencedor com um PC gamer — Foto: Divulgação/X1 Nas Comunidades 1 de 3 X1 Nas Comunidades teve sua primeira edição realizada em São Paulo e premiou o vencedor com um PC gamer — Foto: Divulgação/X1 Nas Comunidades

X1 Nas Comunidades teve sua primeira edição realizada em São Paulo e premiou o vencedor com um PC gamer — Foto: Divulgação/X1 Nas Comunidades

Outro dado da Pesquisa Game Brasil 2023 revelou ainda que 41,6% dos brasileiros preferem jogar em celulares. Free Fire é um jogos mobile mais populares do país. Seu sucesso se deve ao fato de que o game é gratuito e roda bem principalmente em smartphones de baixo custo, o que torna-o mais acessível. Além disso, segundo uma pesquisa da BetWay Insider, o jogo tem o maior número de atletas profissionais de regiões fora do Sudeste. 22% dos pro players são do Norte, enquanto 20% nasceram no Nordeste.

Jogar pode ser profissão

Por conta desse novo cenário, a competição X1 nas Comunidades tem como objetivo incentivar os adolescentes a encarar o game como possibilidade de geração de renda, pensando em um futuro como pro player. Além de oferecer uma chance de competir com algo que gosta, o torneio acaba cumprindo um papel socioeducativo porque, segundo os seus criadores, ajuda a afastar os jovens da criminalidade.

Crianças disputaram partidas de Free Fire em mapa aberto para concorrer a um PC gamer — Foto: Divulgação/X1 Nas Comunidades 2 de 3 Crianças disputaram partidas de Free Fire em mapa aberto para concorrer a um PC gamer — Foto: Divulgação/X1 Nas Comunidades

Crianças disputaram partidas de Free Fire em mapa aberto para concorrer a um PC gamer — Foto: Divulgação/X1 Nas Comunidades

Os próprios criadores do projeto são exemplos de como o jogo pode ser encarado com esse viés. Dantes veio da comunidade de Jandaia em Ribeirão Preto, SP, e se tornou hoje uma grande referências no jogo. Ele foi campeão da Copa Nobru Season 1, além da Liga das Estrelas Season 3. Atualmente, ele tem mais de dois milhões de seguidores no Instagram. Já Lazaro Sonic é nascido e criado na favela da Marcone em SP. Hoje, ele é influencer do jogo, além de empresário, e conta com quase 400 mil seguidores.

Dantes FF é um dos criadores do projeto que busca mostrar o Free Fire como profissão nas comunidades — Foto: Divulgação/X1 Nas Comunidades 3 de 3 Dantes FF é um dos criadores do projeto que busca mostrar o Free Fire como profissão nas comunidades — Foto: Divulgação/X1 Nas Comunidades

Dantes FF é um dos criadores do projeto que busca mostrar o Free Fire como profissão nas comunidades — Foto: Divulgação/X1 Nas Comunidades

Para Lázaro, é mais difícil para players de comunidades se destacarem no cenário de Free Fire. "Para jogar no competitivo, você precisa de um celular bom. Se você quer passar alegria para o seu público através do entretenimento, você precisa fazer lives. Ou seja, é necessário um computador", explica. A necessidade de equipamentos caros desestimula muitas crianças. "Elas podem receber propostas até da criminalidade", o influenciador alerta.

É aí que entra o X1 nas Comunidades. "Nossa intenção é levar o Free Fire para dentro da comunidade e mostrar para as crianças que o jogo dá oportunidades para jovens da periferia de São Paulo e de todo o Brasil, assim como Dantes e eu", conta Lazaro. É por isso que o torneio distribui prêmios como um PC gamer, iPhone e troféus. A ideia é que o evento aconteça uma vez por mês em diferentes favelas do Brasil e incentive os vencedores a continuar no caminho para se tornarem profissionais.

Próxima edição no Rio de Janeiro

A próxima edição do X1 nas Comunidades acontece no dia 20 de dezembro, a partir das 15h, na quadra Canitar, no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Poderão participar jogadores de 10 a 17 anos. É preciso levar o documento de identidade no celular para se inscrever no local e ter Internet no próprio celular. Quem não for da comunidade precisa levar um quilo de alimento não perecível para doação de cestas básicas.

Free Fire: veja cinco dicas para subir capa e jogar melhor

O que você está lendo é [Free Fire: Dantes FF e Lazaro Sonic criam torneio para jovens em favelas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...