Quem foi Manuel Congo, ferreiro que liderou motim de escravizados

Capa do livro escrito pelo político, jornalista e escritor Carlos Lacerda com o pseudônimo Marcos sobre a revolta liderada por Manuel Congo Capa do livro escrito pelo político, jornalista e escritor Carlos Lacerda com o pseudônimo Marcos sobre a revolta liderada por Manuel Congo Imagem: Reprodução

Camilo Sapateiro decidiu ir sem autorização da fazenda Freguesia, onde era escravizado, para a fazenda Maravilha, na mesma região de Paty do Alferes, no Rio de Janeiro. Era a noite de 5 de novembro de 1838. O feitor surpreendeu Camilo e não teve dúvidas: matou-o a tiros.

A situação foi o estopim de uma revolta entre os demais escravizados da fazenda. Eles tentaram linchar o feitor. Foram contidos, mas começaram a se organizar para uma fuga. Para tal, se aproveitaram de uma instabilidade política regional.

"O ano de 1838 é sintomático de um momento de fratura dentro da classe senhorial de Vassouras e Paty do Alferes", comenta o historiador Vitor Hugo Moreira Franco, pesquisador da Biblioteca Nacional e integrante do grupo de pesquisa A Cor da Baixada.

O que você está lendo é [Quem foi Manuel Congo, ferreiro que liderou motim de escravizados].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...