DisplayPort ou HDMI? Saiba qual é a melhor para cada situação
DisplayPort e HDMI são tipos de conexões relacionadas a vídeo e servem para ligar dispositivos, como computadores e videogames, a telas, como monitores e televisões. Apesar de o HDMI ser mais comum, o DisplayPort também possui suas vantagens e não pode ser deixado de lado. Assim, é necessário ponderar as qualidades de cada uma das duas conexões antes de tomar qualquer decisão na hora de comprar um novo monitor, por exemplo.
A seguir, o 💥️TechTudo listou as diferenças entre o DisplayPort e o HDMI para mostrar qual dos padrões é o ideal para cada situação. Confira, nas linhas abaixo.
🔎 Smart Monitor da Samsung ganha nova versão no Brasil; veja preço
2 de 6 Conexão HDMI é a mais comum de se encontrar nos dispositivos — Foto: Rafael Leite/TechTudoConexão HDMI é a mais comum de se encontrar nos dispositivos — Foto: Rafael Leite/TechTudo
📝 Bateria nova do notebook Dell não carrega: o que fazer? Comente no Fórum TechTudo
Conectores físicos e cabos
Sobre o conector padrão do DisplayPort e do HDMI, ambos possuem um formato semelhante, porém com pequenas diferenças entre eles. Enquanto o HDMI possui 19 pinos e um formato simétrico, o DisplayPort tem 20 pinos e formato assimétrico. Uma vantagem dos conectores DisplayPort é que eles possuem, geralmente, uma trava mecânica que impede a desconexão acidental do cabo. Esse tipo de trava é encontrada em alguns cabos HDMI, porém é mais raro.
3 de 6 Conectores DisplayPort geralmente possuem uma trava mecânica para impedir a desconexão acidental — Foto: Rafael Leite/TechTudoConectores DisplayPort geralmente possuem uma trava mecânica para impedir a desconexão acidental — Foto: Rafael Leite/TechTudo
Além do conector padrão, também são encontrados dispositivos e cabos que utilizam mini HDMI ou Mini DisplayPort. Portanto, na hora da conexão, é preciso ficar atento ao tipo de conector para não ter problemas de compatibilidade. Há, também, dispositivos que enviam o sinal de vídeo via porta USB-C por meio do padrão DisplayPort.
O HDMI leva vantagem caso haja uma longa distância entre o dispositivo e a tela. Esse padrão suporta cabos com até 15 m de comprimento, enquanto os cabos DisplayPort só podem ter, oficialmente, até 3 m. Porém, independente do tipo de conexão e da distância, é importante utilizar cabos de boa qualidade para não haver problemas.
💥️Resoluções e versões
Tanto DisplayPort quanto HDMI foram atualizadas durante os anos para acompanhar a evolução da tecnologia. Assim, ao escolher uma nova tela, console, placa gráfica ou cabo, é preciso conferir suas especificações para garantir que os recursos desejados já estejam presentes na versão da conexão que é usada no dispositivo. Confira, abaixo, as versões encontradas atualmente e seus limites de resolução.
4 de 6 Exemplo de ligação em cadeia de monitores utilizando a tecnologia MST via DisplayPort — Foto: Divulgação/Dell
Exemplo de ligação em cadeia de monitores utilizando a tecnologia MST via DisplayPort — Foto: Divulgação/Dell
Compatibilidade
Neste último quesito, o HDMI leva a melhor por ser a porta mais comum de ser encontrada — praticamente todas as televisões, monitores, computadores, notebooks e consoles atuais a utilizam. Inclusive, não são encontradas portas DisplayPort em console e raros são os modelos de televisores que usam esse padrão, sendo mais comum em computadores e monitores.
5 de 6 Em monitores atuais, como o LG 29UM69G, é possível encontrar portas como a HDMI, DisplayPort e USB-C — Foto: Rafael Leite/TechTudoEm monitores atuais, como o LG 29UM69G, é possível encontrar portas como a HDMI, DisplayPort e USB-C — Foto: Rafael Leite/TechTudo
Usando HDMI ou DisplayPort, é preciso conferir tanto a versão das conexões quanto as características dos próprios dispositivos para saber se são compatíveis com a função desejada. Por exemplo, um monitor com HDMI 2.1, se conectado a uma placa gráfica com HDMI 1.4, só conseguirá alcançar as resoluções máximas desta versão, ou seja, 4K (4096 x 2160 pixels) em 24 Hz. Além disso, a versão da conexão não é a única determinante para alcançar certa resolução ou ativar certa função — o dispositivo em si precisa ser compatível.
Considerações finais
A DisplayPort geralmente é a mais usada por quem joga no computador por suas vantagens quanto à resolução e VRR mesmo em versões mais antigas. Porém, dispositivos e cabos com essa conexão normalmente possuem um custo mais elevado.
Caso o VRR ou a taxa de atualização de quadros elevada não sejam requisitos, o HDMI atende perfeitamente. Este padrão está presente em praticamente todos os dispositivos atuais, sendo, portanto, a opção mais fácil. Há, também, uma grande diversidade de cabos à venda, com preços mais acessíveis.
6 de 6 Xbox Series S, assim como os outros consoles da nova geração, possuem apenas saída HDMI 2.1 — Foto: Rafael Leite/TechTudoXbox Series S, assim como os outros consoles da nova geração, possuem apenas saída HDMI 2.1 — Foto: Rafael Leite/TechTudo
Em alguns casos, não há nem escolha: para conectar qualquer dispositivo à televisão, geralmente o HDMI é o único padrão disponível. É, também, o caso dos consoles, que não possuem DisplayPort. Porém, o HDMI 2.1 consegue resoluções melhores que o DisplayPort 1.4 e também conta com VRR. Nos consoles de última geração, esse é o padrão. Ou seja, ligados a uma TV compatível, os consoles tendem a ter uma experiência bem parecida em comparação a um PC gamer conectado via DisplayPort em um monitor semelhante.
Produtos eletrônicos mais vendidos na Amazon Brasil em 2022
O que você está lendo é [DisplayPort ou HDMI? Saiba qual é a melhor para cada situação].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments