Governo dos EUA adota novo chip para vistoriar arsenal nuclear

Os Estados Unidos decidiram atualizar alguns dos cuidados necessários para manter a segurança das suas ogivas nucleares, arsenal construído há décadas e que fica guardado no Departamento de Defesa. O Laboratório Nacional Los Alamos, responsável por fazer a vistoria com computação gráfica, passa a contar com o poder de processamento das CPUs Max Xeon, nova série da Intel com maior capacidade de manipular dados.

As simulações usadas para reproduzir o potencial das ogivas nucleares são bastante demoradas. Estima-se que cada teste possa durar até oito meses e que ainda exista a possibilidade de erros no meio do processo. O estudo leva tanto tempo porque depende da memória DDR, que se encontra fora do processador. Ou seja, mesmo que a CPU seja altamente eficaz, ainda precisa da memória externa.

🔎 Intel anuncia processadores de 13ª geração para notebooks

Chips Intel Xeon já existem no mercado há anos e foram desenvolvidos para trabalhos massivos — Foto: Divulgação/Intel 1 de 1 Chips Intel Xeon já existem no mercado há anos e foram desenvolvidos para trabalhos massivos — Foto: Divulgação/Intel

Chips Intel Xeon já existem no mercado há anos e foram desenvolvidos para trabalhos massivos — Foto: Divulgação/Intel

Para solucionar o problema, a Intel tem criado novos processadores baseados na arquitetura x86 com memória de alta largura de banda, capazes de ler uma quantidade ainda maior de informações em menos tempo. Isso evitaria depender das DDRs, que podem ser lentas neste tipo de simulação. Até então foram testadas cinco versões das CPUs Xeon Max, inclusive com a opção de 64 GB de memória integrada.

Embora a maior promessa seja para a vistoria dos arsenais nucleares, a nova série de CPUs da Intel tem como propósito atender quaisquer demandas com grande volume de dados. Um sistema de modelagem climática ou reprodução de genomas e medicamentos são algumas das opções que podem ser simuladas por meio desses processadores.

O que você está lendo é [Governo dos EUA adota novo chip para vistoriar arsenal nuclear].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...