The Last of Us: série é usada por criminosos para aplicar golpes online
Cibercriminosos estão aproveitando o sucesso da série “The Last of Us”, lançada no último domingo (15) na HBO Max, para aplicar golpes na web. Segundo informações da Kaspersky, empresa de cibersegurança e privacidade digital, os golpistas desenvolveram sites que oferecem o download do jogo "The Last of Us Part II" para computadores. O game, no entanto, é exclusivo para Playstation, e tem lançamento para PC previsto somente para março de 2023. Assim, no lugar do jogo, os criminosos induzem as vítimas a baixar um arquivo malicioso que captura dados pessoais.
🔎 Onde assistir a The Last of Us? Saiba quando os episódios vão ao ar
Como o malware tem capacidade de se esconder no computador por um longo período, muitas vítimas não percebem nenhum prejuízo imediato. A pessoa só se dá conta de que foi vítima de um golpe quando descobre que teve seus dados capturados para serem usados em fraudes.
1 de 1 Cibercriminosos utilizam a série The Last of Us como isca para aplicar golpes online; veja como se proteger — Foto: Divulgação/HBO MaxCibercriminosos utilizam a série The Last of Us como isca para aplicar golpes online; veja como se proteger — Foto: Divulgação/HBO Max
📝 Qual é a melhor opção de smart TV para comprar? Comente no Fórum TechTudo
Especialistas da Kaspersky alertam ainda para outra ameaça virtual com base na série. Trata-se de um site de phishing que oferece um código de ativação para "The Last of Us". Para fazer download do arquivo, os internautas devem escolher um suposto brinde que será oferecido junto com o game, como um console de PlayStation 5 ou um Roblox Gift Card de US$ 100 (cerca de R$ 518). Para finalizar o processo, é preciso informar credenciais e dados do cartão de crédito — assim, os cibercriminosos roubam o dinheiro das vítimas e usam as informações pessoais para aplicar novos golpes.
Como se proteger dos golpes que usam The Last of Us como isca
Para Olga Svistunova, especialista de segurança da Kaspersky, o longo tempo que os fãs aguardaram pelo lançamento de The Last of Us faz da série uma boa isca para golpes online. Desta vez, em vez de oferecerem um suposto acesso prévio à série, os criminosos preferiram distribuir malwares disfarçados de jogos. “Isso mostra que os gamers, especialmente os novos que ainda não sabem o suficiente sobre cibersegurança, estão entre os principais públicos-alvos dos cibercriminosos, e eles criarão mais e mais maneiras de explorá-los”, comenta.
Svistunova também destaca a importância de comprar jogos e aplicativos apenas em lojas oficiais, como Google Play Store e App Store. “Fique atento e verifique se o seu cobiçado jogo está disponível na plataforma oferecida, compre apenas das lojas de aplicativos oficiais e não se esqueça de usar uma solução de segurança confiável", afirma a especialista.
Para se proteger de golpes online semelhantes, os usuários também não devem acessar links que prometem prévias de filmes ou séries. Caso haja dúvidas sobre o material, a dica é pesquisar em sites oficiais para confirmar a informação. Além disso, é necessário desconfiar de extensões incomuns, como exe ou .msi, ao baixar arquivos.
É importante também checar a autenticidade do site antes de inserir informações pessoais e bancárias, e utilizar somente plataformas oficiais para assistir ou fazer o download de obras audiovisuais. Os usuários devem ainda conferir o domínio em busca de erros ortográficos, como a falta, a adição ou a substituição de uma letra. Por fim, recomenda-se o uso de antivírus para identificar conteúdos maliciosos e bloquear sites de phishing.
Como não receber mensagem no WhatsApp com a internet ligada?
O que você está lendo é [The Last of Us: série é usada por criminosos para aplicar golpes online].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments